A pé, de bicicleta, de carro ou de ônibus?

Os números comprovam e as imagens não mentem, mesmo no Dia Mundial Sem Carro, andar a pé, usar bicicleta ou transporte coletivo não é a preferência dos santo-angelenses....

1518 0

O fluxo de veículos no trânsito de Santo Ângelo pouco diminuiu no dia 22 de setembro, “Dia Mundial sem Carro”. Deixar o carro na garagem é um hábito que ainda desafia os santo-angelenses, temos uma frota veicular de 46 876 veículos isso corresponde a 1,6 pessoas por veículo e mostra o hábito crescente de adquirir automóveis para os deslocamentos diários. Na terça-feira, dia 21, os colaboradores da Unimed Missões/RS realizaram uma blitz na qual foi entregue um adesivo aos motoristas no semáforo das ruas Marechal Floriano e Avenida Brasil, a iniciativa incentivou as pessoas a deixarem o carro em casa no dia 22 de setembro e utilizarem outros meios, como ônibus, carona, bicicleta ou a pé.
Conforme dados do DETRAN – Departamento Estadual de Trânsito nos últimos 10 anos a frota gaúcha de veículos cresceu 72,4%. No município seguimos a mesma média e até acima deste percentual.
No ano de 2016 já aconteceram 889 acidentes com 979 vítimas fatais no Rio Grande do Sul, envolvendo 1501 veículos, mas o Dia Mundial Sem Carro vai além de discutir acidentes, propõe a reflexão a qualidade de vida nas cidades e a defesa do meio ambiente.

Dia Mundial sem Carro
O Dia Mundial sem Carro (em inglês: World Car Free Day) é um data internacional celebrada dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo, que tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. Criado pelo movimento “Sem Carro” (em inglês: Car Free), tem como fundamento que as pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa. Neste dia são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carro.

Encerramento da campanha “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”
Encerra no próximo domingo, dia 25, a Semana Nacional de Trânsito que está sendo trabalhada na Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020. No ano de 2016 o tema é: “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. Em Santo Ângelo o encerramento da semana será no Brique da Praça com a participação do CFC Santo Ângelo que está organizando atividades como pinturas de rosto, jogos e brincadeiras, manobras de balizamento, brinde para os participantes.
“Teremos atividades para as crianças e adultos. Contamos com a presença de todos!” Afirmaram os organizadores nas redes sociais.
As atividades da Semana Nacional de Trânsito são realizadas entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Neste artigo

Participe da conversa