Patrulha Maria da Penha

Viaturas identificadas e equipadas para atendimento e policiais capacitados, diariamente fiscalizam e visitam residências de vitimas de violência doméstica ou com medidas protetivas de Urgência, trata-se da Patrulha...

1114 0

11 (3)Viaturas identificadas e equipadas para atendimento e policiais capacitados, diariamente fiscalizam e visitam residências de vitimas de violência doméstica ou com medidas protetivas de Urgência, trata-se da Patrulha Maria da Penha.
Presente há dois anos em Santo Ângelo, a patrulha busca verifica se o agressor está cumprindo com as determinações contidas nas medidas protetivas, bem como busca dar mais segurança para mulheres que sofreram agressões.
As Medidas Protetivas de Urgência preveem restrições ao agressor, dentre elas, o afastamento do lar, a proibição de aproximar-se da vítima, de manter qualquer tipo de contato, seja pessoal ou através de contato telefônico, redes sociais, entre outras.
Se no momento da fiscalização a vítima relatar que o agressor não está cumprindo as determinações previstas, serão adotados procedimentos para informar a DEAM (Delegacia da Mulher) e o Judiciário a fim de tomar providências, que podem inclusive chegar à prisão do acusado.
De março a dezembro de 2015 foram atendidas 299 vítimas e em 2016 foram 244 mulheres que receberam atendimento. Atualmente 42 medidas protetivas estão sendo acompanhadas pelo 7º RPMon.
Segundo a Brigada Militar, a presença da Patrulha Maria da Penha em acompanhamento diário também traz impacto na questão de segurança em geral, pois, além da vítima, a comunidade do local percebe as ações de policiamento por parte da patrulha.
Além disso, em alguns casos também é feito o encaminhando da vítima para atendimento da assistência social, do Departamento da Mulher, serviços psicológicos disponíveis e voltados para a problemática da violência doméstica.
A Patrulha também mantém contato com a Delegacia da Mulher no encaminhamento e resolução dos casos mais graves constatados durante as visitas.
As vítimas poderão realizar contato com os policiais da Patrulha Maria da Penha através do telefone 190 ou 3313-9614.

Neste artigo

Participe da conversa