O carro de socorro pede passagem

A escrita frontal nas Ambulâncias, em geral trazem letras invertidas, ou tecnicamente chamadas de Escrita especular. Porque isso ocorre? Os veículos de socorro estão diariamente nas ruas. Com...

976 0

dsc_0792A escrita frontal nas Ambulâncias, em geral trazem letras invertidas, ou tecnicamente chamadas de Escrita especular. Porque isso ocorre? Os veículos de socorro estão diariamente nas ruas. Com as sirenes ligadas e pedem passagem no trânsito. Acidentes nas ruas ou problemas clínicos que se agravam nas residências das pessoas exigem o deslocamento rápido.
A escrita é invertida para que possa ser lida da maneira correta quando refletido nos retrovisores dos carros, pois os espelhos invertem o sentido da imagem. O principio é o mesmo dos carimbos, onde a palavra está escrita de forma invertida. A inversão ocorre porque ao se ler uma imagem refletida no espelho há uma espécie de troca nas posições: é como se os olhos da pessoa estivessem dentro do espelho e o objeto fora.
Normalmente, quando olhamos um objeto, os raios de luz incidem sobre ele e se dirigem aos olhos. No caso da imagem refletida, a luz que sai do objeto é novamente rebatida pelo espelho antes de atingir os olhos.
Quem não abre passagem para veículos de urgência, como ambulâncias, viaturas policiais, de socorro de incêndios, salvamento e de fiscalização e operação de trânsito comete uma infração gravíssima, com pena de multa e acréscimo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de acordo com o CTB.
Qualquer veículo de urgência que estiver com a sirene e a luz intermitente ligada possui prioridade para passar em sinal fechado, andar na contramão, pedir passagem e outras situações que se configuram infrações de trânsito para os veículos ‘normais’.

Neste artigo

Participe da conversa