Novo mamógrafo e verba para a Unacon do HSA

Em uma época voltada para campanhas de prevenção e cuidados com o câncer de mama, Santo Ângelo recebe a confirmação de verba para aquisição de um novo mamógrafo....

703 0

Em uma época voltada para campanhas de prevenção e cuidados com o câncer de mama, Santo Ângelo recebe a confirmação de verba para aquisição de um novo mamógrafo.

O anúncio do empenho de R$ 140 mil para a compra do equipamento foi realizado na terça-feira, dia 27, pelo vereador Vinícius Makvitz (PMDB), durante encontro no Hospital Santo Ângelo.

Conforme explicou Makvitz, o investimento deriva de emenda parlamentar articulada junto ao gabinete do Deputado Federal Osmar Terra (PMDB), que destinou, também, mais R$ 110 mil para aquisição de equipamentos e materiais permanentes, os quais constituirão a Unidade de Serviço de Alta Complexidade em Oncologia – Unacon.

De acordo com o parlamentar, o novo mamógrafo deverá estar à disposição já no próximo ano, logo após a conclusão do processo licitatório que permitirá a compra do equipamento. Com relação aos materiais destinados à Unacon, serão adquiridos computadores, cadeira de rodas, microscópios, aspirador de vapores, bisturis elétricos, foco cirúrgico de solo móvel, dentre outros.

A Unidade será locada no antigo pronto-atendimento do HSA, que passa por uma completa reestruturação e incorporará sala de espera, consultórios e área para aplicação de quimioterápicos.

A conclusão das obras está prevista para o mês de dezembro, sendo que as atividades deverão ter início logo após a avaliação e consentimento do Ministério da Saúde.

Ao falar sobre a conquista, Bruno Hesse, provedor do HSA, destacou a importância do empenho e parceria, tanto em nível municipal, quanto em nível estadual e federal.

“Todas as emendas são muito bem-vindas. Esses recursos colaboram, e muito, para que o nosso hospital se qualifique e se consolide, ainda mais, como hospital regional. Todos estes valores são recursos carimbados, que nos permitem a compra de novos equipamentos que atenderão, principalmente, os pacientes provenientes do SUS, tendo em vista que 75% dos nossos atendimentos são do Sistema Único de Saúde”, explicou Hesse.

Neste artigo

Participe da conversa