Município investe mais de R$ 363 mil em medicamentos

O prefeito Jacques Barbosa esteve na Secretaria Municipal de Saúde onde acompanhou a chegada dos medicamentos da farmácia básica, recentemente adquiridos para suprir a demanda da população. Esses...

955 0

O prefeito Jacques Barbosa esteve na Secretaria Municipal de Saúde onde acompanhou a chegada dos medicamentos da farmácia básica, recentemente adquiridos para suprir a demanda da população. Esses medicamentos fazem parte da lista básica e contém 108 tipos de remédios para dor até medicação controlada.
A compra é realizada em média a cada dois meses e é feita com recursos do município, Estado e União. De acordo com a farmacêutica responsável Simone Alencastro, embora o Estado e a União repassem valores para a compra dos medicamentos a maior parcela de recursos é do município. O processo licitatório para aquisição dos medicamentos tem ritos a serem cumpridos que demandam tempo e que muitas vezes provocam atraso na compra e consequentemente na entrega dos produtos. Quando ocorre o atraso na verba repassada para compras, principalmente por parte do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde adquire de forma emergencial os medicamentos de maior demanda, tais como, anticompulsivos, remédios para dor e anti-hipertensivo.
Esses medicamentos abastecem a farmácia da Secretaria Municipal de Saúde, o programa da Estratégia de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde da cidade e interior, Presídio Regional de Santo Ângelo e a FASE. Somente na Secretaria Municipal de Saúde são atendidas quatrocentas pessoas/dia. Para retirar medicamentos o paciente precisa apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a receita médica.
Segundo informações do prefeito, somente no primeiro semestre deste ano o município já investiu R$ 363.100,00 com aquisição da lista básica de medicamentos para distribuição a população.

Neste artigo

Participe da conversa