O Portal Brasil, neste mês, disponibilizou na internet a reportagem “Bens culturais contam a história das missões jesuítas na América do Sul”, a publicação trás detalhes históricos das Missões e inclusive de Santo Ângelo. Mas, além disso, o STJ – Cidadão, canal do Supremo Tribunal de Justiça, fez um documentário áudio visual que também pode ser conferido na mesma publicação, pois o Portal Brasil reuniu as informações e disponibilizou no mesmo link: http://www.brasil.gov.br/cultura/2014/12/bens-culturais-contam-a-historia-das-missoes-jesuitas-na-america-do-sul
A reportagem destaca a relação dos sítios históricos no Brasil e na Argentina com a preservação da história, bem como, as relações culturais entre povos nativos e missionários europeus. É possível conferir o assunto em profundidade, sendo que o produto jornalístico pode ser considerado um importante documento sobre a colonização desta região do Brasil.
Neste sentido, a publicação fala da preservação dos sítios históricos, destacando que “Representam importante testemunho da ocupação sistematizada do território, e das relações culturais que se estabeleceram entre os povos nativos, na maioria do grupo étnico Guarani, e missionários jesuítas europeus”. Esses bens expressam a experiência da Companhia de Jesus no território americano, produzida na chamada Província Jesuítica do Paraguai.
O documentário do STJ – Cidadão também está disponível no Youtube e a matéria teve como fonte o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.