Na última semana diversas atividades foram promovidas em comemoração a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). O evento ocorreu na Praça Pinheiro Machado, Centro Histórico e contou com a participação de gestantes, mães, bebês e comunidade em geral.
De acordo com a acadêmica de Psicologia da URI e integrante da Secretaria de Saúde, Adriana Antunes, a atividade da Semana do Aleitamento Materno foi promovida para informar as mulheres sobre o tema. “A ação busca incentivar e promover a amamentação, para que as mulheres possam se sentir amparadas. Afinal, o aleitamento materno é um direito tanto da mãe quanto do bebê”, afirmou.
Durante a atividade, foram abordados assuntos referentes ao tema desta edição da Semana do Aleitamento Materno: “Aleitamento materno – Presente saudável, futuro sustentável”. Entre os assuntos, os benefícios da amamentação para o bebê e também para a mãe, como a redução do risco de câncer de mama e de ovário nas mulheres.
SEMANA DO ALEITAMENTO MATERNO
Estabelecida em 1992 pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), a Semana Mundial do Aleitamento Materno, conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A iniciativa tem o objetivo de facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação.