A falta de energia elétrica em agroindústrias do interior de Santo Ângelo motivou a realização de reunião de trabalho ocorrida na segunda-feira, dia 16, no Poder Legislativo Municipal.
Na ocasião, o Presidente da Casa Legislativa, Pedro Waszkiewicz, assim como os vereadores Diomar Formenton, Dionísio Faganello, Everaldo de Oliveira, Gilberto Corazza, Jacques Barbosa, José Martins, Paulo Azeredo, Osvaldir Ribeiro de Souza e Zilá Andres estiveram reunidos com o Executivo de Relacionamento da RGE, Rafael Lugoch.
O tema principal da audiência foi a inexistência de energia suficiente para que as sedes das agroindústrias das comunidades de Buriti e Ilha Grande tenham suas atividades iniciadas. Ainda no mês de setembro, a Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, requerimento, de autoria do vereador Paulo Azeredo, solicitando providências urgentes.
Não havendo sido solucionada a situação, os edis cobraram, desta vez pessoalmente, uma ação rápida e eficiente por parte da RGE. Conforme destacaram os vereadores, cerca de 35 famílias estão sendo prejudicadas, tendo em vista que as comunidades já possuem toda a estrutura para o pleno funcionamento das atividades, faltando, apenas, energia elétrica nas sedes de produção.
Além do caso das agroindústrias, os edis apresentaram outras demandas da comunidade. Atrasos no processo de ligação de energia junto a residências e, ainda, transtornos enfrentados pela comunidade no momento de reivindicar soluções junto à empresa, também tiveram destaque durante a reunião.
Uma linha de comunicação direta e eficiente entre a comunidade e a empresa foi, igualmente, sugerida pelos parlamentares, que relataram reclamações de cidadãos que tentam utilizar o 0800 e não obtém sucesso.
De sua parte, Lugoch reiterou seu compromisso em atender as demandas. Explicou, também, que a prefeitura precisa encaminhar informações referentes às Agroindústrias e a carga necessária em cada uma delas, para que, assim, seja viabilizado o projeto de instalação de energia. Os vereadores, assim como o representante da RGE, comprometeram-se providenciar os encaminhamentos necessários.