O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013, divulgado nesta sexta-feira (5) pelo Ministério da Educação (MEC), confirma a melhoria da educação da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, nos três níveis avaliados. Ao serem analisados os dados referentes às redes estaduais brasileiras, nos Anos Iniciais (1ª ao 5º ano do Ensino Fundamental), o Ideb do Estado passou de 5,1, em 2011, para 5,5 em 2013; nos Anos Finais (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental), avançou de 3,8 para 3,9; e no Ensino Médio, a evolução foi de 3,4 para 3,7. Este é o melhor Ideb da rede estadual desde a criação do índice, em 2005.
Com estes resultados, o Ensino Médio da rede estadual saltou oito posições, passando do décimo para o segundo lugar entre as redes estaduais brasileiras. Na nota de Proficiência – provas de língua portuguesa e matemática – o desempenho dos estudantes estaduais conquistou o primeiro lugar, com nota 4,72.
Nos Anos Iniciais, a rede estadual do RS alcançou a meta estabelecida pelo MEC para o ano de 2015. Nos Anos Finais, ao analisar o indicador relacionado ao resultado da prova, a rede obteve o segundo lugar no país, com nota 5,07 na prova.
Fazem prova para composição do Ideb dos anos iniciais todos os estudantes do 5º ano e, dos anos finais, os alunos do 9º ano. As provas do Ensino Médio são realizadas por amostragem, por escolha aleatória feita pelo Inep.
