O TMA – Tribunal de Mediação e Arbitragem Seccional de Santo Ângelo forma uma turma de 21 Juízes Mediadores no próximo dia 13 de dezembro. A solenidade de formatura será no Salão Azul do Instituto Cenecista de Santo Ângelo – IESA e o ato solene tem início às 19h 30mim.
Estará presente na solenidade, o presidente do TMA/RS, Sr. Roque Noli Bakof e serão os paraninfos a Dra. Marta Martins Moreira e Dr. Valter Nunes Portalete.
Quem são os juízes mediadores
O curso foi iniciado em setembro e conta com a participação de pessoas de diversas formações e profissões, tais como: Empresários, Advogados, Contadores, Psicólogos, Administradores, Engenheiros, Corretores, Educadores, Aposentados. São cidadãos com reconhecida conduta pessoal e profissional ilibada, equilíbrio, idoneidade e neutralidade.
O processo de formação busca envolver cidadãos e lideranças comunitárias, que tenham disponibilidade de horário para atuar nesta atividade de caráter comunitário, e que se sintam motivados para participar ativamente de uma via de Justiça em Comunidade, que permite agilizar a solução de conflitos e contribui para desafogar o judiciário estatal.
Entenda o Tribunal de Mediação
Na seccional de Santo Ângelo do Tribunal de Mediação e Arbitragem atuam 9 juízes, as audiências assistidas promovem a conciliação, tanto de pessoas físicas, quanto jurídicas, se constitui em uma via rápida na resolução de processos que seguem em caráter confidencial das informações, a pessoa requerente relata o caso a um dos juízes, apresenta os documentos e imediatamente a ocorrência entra em trâmite para a realização das audiências.
Nas audiências as partes apresentam alegações e interpretações quanto a sua verdade dos fatos. Conforme relata o Presidente da Seccional de Santo Ângelo, Joni Pietrowski, cerca de 94% dos casos são conciliados. Caso não haja um acordo, são realizadas no máximo três audiências para emitir a sentença que ganha força executiva. Pietrowski esclarece que o julgamento dos processos são realizados pelo colegiado de três juízes, conferindo o máximo imparcialidade nas audiências.
Confira os Juízes Mediadores que irão se formar:
1. Adilson da Silva Almeida
2. Anelise Muniz Castanho
3. Bonifácio Wyzykowski
4. Bruna Escobar Teixeira
5. Carine Pinto Lombarde
6. Cecilia Melo
7. Daniela da Silva Gonçalves
8. Edna Maria Alves Marques
9. Eduarda de F. Machado
10. Grasiane Ribas Dalpiaz
11. Gustavo Bressan
12. João Leandro Zampieri,
13. Mara Beatriz Kliemman
14. Mauro Mousquer Teixeira
15. Nadia Zenir Bonato
16. Paulo Marzari
17. Paulo de Tarso da Fonseca
18. Rosane Severo
19. Sabrina Ceolin
20. Simoni P. Stefanini Calabria
21. Walquiria Diniz