Inglaterra – Depois de ficar atrás no placar em quase toda o confronto, a Espanha virou para cima da França no último quarto, venceu por 66 a 57, e garantiu vaga nas semifinais do torneio de basquete masculino dos Jogos Olímpicos de Londres.
O duelo foi reedição da final do Campeonato Europeu de 2011, na Lituânia, vencido pelos espanhóis por 98 a 85. Desta vez, pelas quartas de final dos Jogos, valia a permanência na briga por uma medalha olímpica.
Os cestinhas da partida foram os franceses Tony Parker e Boris Diaw, cada um com 15 pontos. Na Espanha, os destaques foram Marc Gasol, que anotou 14 pontos e seu irmão Pau, que fez um duplo-duplo, com 10 pontos e 11 rebotes. No fim, irritados com a derrota, chegaram a tentar partir para a briga, provocando uma enorme confusão nos últimos segundos do duelo.
Nas semifinais, os atuais vice-campeões olímpicos enfrentam a seleção russa. O duelo acontece na próxima sexta-feira. A França dominou o placar desde o início da partida, conseguindo abrir vantagem de segurança de cinco pontos, fechando o primeiro quarto em 22 a 17. Tony Parker e Boris Diaw tomaram contra do jogo, fazendo 16 desses pontos, oito de cada um.
Os espanhois lutaram durante todo o segundo e terceiro para reduzir a diferença, o que funcionou, já que venceu por 17 a 15 e 17 a 16, respectivamente. Por mais de uma vez, entretanto, os franceses tiveram a chance de deslanchar no placar, mas tropeçaram em erros ofensivos.
Faltando cinco minutos e 35 segundos para o fim do último quarto, a Espanha passou a frente pela primeira vez desde que o placar esteve vencendo por 3 a 0. Com 58 a 57, a equipe espanhola se fechou defensivamente e a França continuou errando, tanto que, por mais de três minutos, ninguém marcou, com seis ataques sendo desperdiçados pelos dois lados.
Na reta final, enquanto os franceses continuaram errando, comandados por Pau e Marc Gasol, a Espanha confirmou seu favoritismo e garantiu a vitória, não antes sem uma confusão generalizada no ginásio. O pivô Nicolas Batum deu um soco no armador Juan-Carlos Navarro, nos segundos finais.
Fonte: Agência EFE