Diante dos meses mais quentes do ano e do aumento de consumo de energia elétrica, a Eletrocabos BL está dando dicas, buscando o uso consciente da energia elétrica. Segundo o gerente Marcos Ribas, as dicas têm como objetivo o uso inteligente da energia elétrica assim como evitar o desperdício.
Dicas
A máquina de lavar roupas é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia. A limpeza frequente do filtro assim como procurar liga-lá somente após estar com a capacidade máxima, ajudam a economizar. O chuveiro elétrico gasta em torno de 33 % da conta de energia de uma residência. Nos dias quentes, optar por colocar o chuveiro na posição verão pode economizar cerca de 30 %.
O ar condicionado deve ser usado com janelas fechadas e jamais devem ser tapadas as saídas de ar do aparelho. Desligar o aparelho quando o ambiente estiver desocupado é uma ótima forma de economizar. A geladeira consome cerca de 23% da energia elétrica de uma residência, por isso, uma boa medida para economizar é não colocar alimentos quentes e procurar guardá-los de uma só vez para evitar abrí-la frequentemente.
Entre as 18h e 21h o consumo de energia elétrica é maior que nos outros horários, este é chamado o Horário de Pico e também o horário em que se deve evitar o consumo em excesso.
Usando a energia de modo eficiente
Quanto maior o desperdício, maior o valor da conta no fim do mês. Ao usar a energia elétrica de forma inteligente, poupamos nosso dinheiro e ajudamos a economizar os recursos naturais usados na sua produção.
Equipamentos eficientes
Na hora de comprar um equipamento eletrônico, escolha sempre os que possuem o selo Procel de economia de energia. O selo indica quais os aparelhos mais eficientes no consumo, em uma escala que varia de “A” a “G”, sendo mais eficientes os que tém a classificação A.
Luz natural
No projeto de uma casa, já podemos utilizar soluções criativas que vão nos ajudar a economizar energia, como ambientes que aproveitam melhor a luz natural.
Bandeiras tarifárias
A principal fonte de energia no Brasil são os rios, em épocas de poucas chuvas a capacidade de geração de energia fica reduzida e isso ocasiona uma variação nos custos de energia que são sinalizados pelas bandeiras tarifárias. A bandeira verde significa que os reservatórios das hidrelétricas estão no nível normal. Já a amarela significa que as reservas estão baixas e as usinas termoelétricas foram ativadas, isso ocasiona um acréscimo de R$ 2,50 para cada 100 KWH/hora. A bandeira vermelha é a mais alta e significa que as termoelétricas já estão trabalhando sob alta demanda e as tarifas de energia terão um acréscimo de R$ 5,50 a cada 100KWH/hora.