O Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), realiza na próxima semana, eleições para definir sua nova direção estadual e as direções dos núcleos regionais da entidade para os próximos três anos. As eleições acontecem na próxima terça e quarta-feira, dias 27 e 28. Segundo a comissão eleitoral do sindicato, são 82.923 professores e funcionários, ativos e inativos, sócios aptos a votar no estado.
Na última segunda-feira, a atual presidente do sindicato e candidata a reeleição pela Chapa 2, Helenir Aguiar Schürer, esteve em Santo Ângelo e ao lado do diretor geral do 9ª Núcleo, Gilberto Corazza e da secretaria, Cristina Fiorin Calegaro visitaram escolas e veículos de imprensa divulgando as propostas da chapa.
Entre as propostas, Helenir defende a continuidade de governo e a luta permanente pelo pagamento do piso salarial nacional e a hora ativa em 1/3 da carga horária, luta contra a terceirização, criação de comissões de educação nos núcleos para elaborar politicas educacionais e o fortalecimento do trabalho de departamento da juventude, promovendo a renovação do sindicato e valorização dos jovens educadores. As propostas completas podem ser conferidas no Facebook: CPERS Unido e forte.
A chapa 2 é composta por Helenir Schürer, Solange Carvalho, Candida Rosseto, Cássio Ritter, Daniel Damiani, Edson Garcia, Enio Manica, Glaci Weber, Mauro Calliari, Rosane Zan, Sandra Régio, Sonia Solanbge, Valdete Moreira , Vera Lessês e Alda Souza.
Eleições no 9º Núcleo
Concomitante com a eleição geral do CPERS acontece à eleição para os núcleos locais. No 9º núcleo, que compreende nove cidades da região, duas chapas concorrem a eleição. Representantes da Chapa 2 estiveram no JOM e entre as principais propostas da chapa, estão a implementação do projeto CPERS na escola. Segundo o diretor geral, Gilberto Corazza, a proposta tem como objetivo realizar caravanas regulares em escolas para ouvir funcionários e professores, bem como registrar as demandas. Além disso, a defesa de aposentados integrando novas lideranças, defesa do IPERGS público, a criação da Comissão de Educação do 9º Núcleo e a mobilização pela aquisição de uma sede própria.
A chapa 2 é composta pelo diretor geral, Gilberto Corazza, Vece-diretora, Miriam Elisabete Bauken, Tesoureira Suzana dos Santos da Costa, Secretária, Cristina Fiorin Calegaro e diretores Silvia Hepp, Eliane Tizotti, Odila Maria Ribas, Ângela Noronha e Francisco Fang.
As urnas estarão em escolas da cidade e a votação pode ser feita das 8h às 22h com um comprovante de filiação e um documento com foto.