Delegação de estudantes gaúchos viaja a Brasília

Três estudantes da rede pública estadual viajaram, nesta terça-feira (31), para Brasília. Eles foram selecionados, através de um concurso de redação, para participar do encontro preparatório do Parlamento...

607 0

Três estudantes da rede pública estadual viajaram, nesta terça-feira (31), para Brasília. Eles foram selecionados, através de um concurso de redação, para participar do encontro preparatório do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). No evento será eleito um jovem parlamentar, que representará o Rio Grande do Sul no PJM. O Brasil conta com 27 vagas na instituição, que tem representações da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Bruno de Castilhos, estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Zenir Ghizzi da Silva, de Trindade do Sul; Julia Graciela de Borba, da Escola Estadual de Educação Básica Professor Mathias Schütz, de Ivoti e Mizael da Silva Hahn, da Escola Estadual de Ensino Willybaldo Bernardo Samrsla, de Taquara, representarão o Rio Grande do Sul no encontro de Brasília. Também fazem parte da delegação gaúcha o atual representante do Estado no PJM, Maicon Prado da Cruz e o assessor do Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (DP/Seduc), Bruno Garcias.

Bruno de Castilhos visitou a sede da Seduc antes de viajar para a capital federal. Ele contou que ficou sabendo do concurso de redação através de um cartaz colocado no mural da escola. Castilhos disse que “espera representar bem o Rio Grande e mostrar a realidade da educação no campo”. Filho de agricultores, o jovem não dispõe de internet em casa, por isso utilizou os computadores da escola para preparar o seu trabalho.

O encontro preparatório inicia, em Brasília, neste dia 1º e vai até o dia três. Haverá atividades em grupo para a integração e desenvolvimento de trabalhos temáticos. Serão redigidos os documentos que embasarão o trabalho da delegação jovem brasileira. O Brasil contará com 27 representantes, que irão à Colômbia para a 2ª edição do PJM, que debaterá: “O Ensino Médio que queremos”. Participam estudantes de escolas públicas, entre 14 e 17 anos, que estejam cursando o 1º ou o 2º ano do Ensino Médio.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/Seduc

Neste artigo

Participe da conversa