Comunidades da zona rural definem prioridades

Manutenção de estradas ainda é uma das principais reivindicações de representantes de comunidades do interior. Eles participaram de um encontro para elaboração do plano Plurianual 2018/2021

997 0

Representantes de comunidades da zona rural de Santo Ângelo participaram de uma audiência que faz parte da elaboração do Plano Plurianual 2018-2021 organizada pela Administração Municipal. O encontro foi realizado na última sexta-feira, dia 26, no auditório do Centro Municipal de Cultura. A reunião foi coordenada pelo prefeito Jacques Barbosa e teve a presença do vice-prefeito Bruno Hesse, do secretário dos Transportes João Terra, do chefe de Gabinete Airton Peruzzi, e do coordenador da Secretaria Municipal da Agricultura, Diomar Formenton.
Obras de melhorias e manutenção das estradas foram citadas como prioridade nas manifestações de lideranças de oito das nove comunidades representadas. Segundo o secretário dos Transportes João Terra, a secretaria está seguindo um cronograma de trabalho que vai atender todo o interior. Muitas localidades ainda não foram atendidas e outras que receberam serviços recentemente, estão sendo prejudicadas pelo excesso de chuvas. Os serviços estão dentro do cronograma da secretaria”, concluiu.

PRIORIDADES

A instalação de um matadouro comunitário, a criação de uma cooperativa para pequenos produtores de leite e a presença mais acintosa da Emater junto à agricultura familiar, foram as três prioridades definidas pelos moradores do Distrito da Buriti. Para a comunidade de Cristo Rei, melhorias nas estradas, auxílio do Executivo para a reforma da cancha de bocha e ampliação da rede de iluminação pública foram as reivindicações mais lembradas.
Para os representantes da Comunidade de Três Sinos, existe a necessidade da instalação de um posto avançado dos Correios, encascalhamento de estradas vicinais e melhorias na iluminação pública com obras de extensão de rede. No lajeado Micuim, segundo levantamento dos moradores, as prioridades são o calçamento de pedras poliédricas, a ampliação dos sanitários do salão comunitário e melhorias nas estradas geral e vicinais.
Moradores da Atafona pediram a inclusão no Plano Plurianual dos seguintes pleitos: substituição do reservatório de água da localidade, encascalhamento de estradas vicinais e auxílio do Governo Municipal para a reforma e ampliação da cancha de bocha da comunidade.
A designação de um médico para o posto de saúde, encascalhamento de vias e ampliação das linhas do transporte escolar foram as solicitações da Barra do São João. Já no Rincão dos Mendes, as solicitações prioritárias são a instalação de um faixa de pedestres em frente à igreja, melhorias nas estradas vicinais, reposição de lâmpadas no sistema de iluminação pública e policiamento com a retomada do patrulhamento rural. A representação do Rincão dos Rorattos afirmou que foram definidos como prementes para aquela comunidade, o alargamento das estradas, a conservação das vias vicinais, atendimento médico quinzenal e reformulação da coleta de lixo. Para a Restinga Seca, foram apresentadas as solicitações: auxílio com material para a reforma da churrasqueira do centro comunitário e a execução de obras de melhoria nas estradas da localidade.

Neste artigo

Participe da conversa