Comunidade terapêutica feminina no lugar do Lar do Menino

Antigas instalações do Lar do Menino e nova sede da Comunidade Terapêutica Feminina de Santo Ângelo Um projeto inédito para atender mulheres com dependência de álcool, drogas lícitas...

2518 0
Antigas instalações do Lar do Menino e nova sede da Comunidade Terapêutica Feminina de Santo Ângelo
Antigas instalações do Lar do Menino e nova sede da Comunidade Terapêutica Feminina de Santo Ângelo

Um projeto inédito para atender mulheres com dependência de álcool, drogas lícitas e ilícitas será implantado em Santo Ângelo. A inauguração será na próxima sexta-feira, dia 21, às 15h sob a administração do “Centro de Recuperação Social e Beneficente Evangélico – SOS Vida”.
Segundo os responsáveis pelo projeto a comunidade terapêutica fará um trabalho social de qualificação para o mercado de trabalho visando a geração de emprego e renda. Além de proporcionar a internação em busca da mudança de hábito, em um segundo período estas mulheres e adolescentes também passariam por um processo de ressocialização.
A Comunidade Terapêutica Feminina de Santo Ângelo será instalado no Antigo Lar do Menino. Pois as crianças que frequentavam o lar foram absorvidas pelo Centro de Acolhimento Martin Lutero e para o programa Família Acolhedora.
Para viabilizar o novo projeto social tanto as instalações, quanto a força de trabalho do “Lar”, estão sendo redimensionadas. O Lar do Menino em Santo Ângelo estava com reduzido número de crianças. No último período de funcionamento moravam no Lar, apenas quatro crianças e a possuía uma estrutura funcional mínima de 11 pessoas. A situação inviabilizava a continuidade das atividades.
Um dos motivos da demanda reduzida de crianças no antigo Lar do menino éra atribuído ao incentivo ao projeto “Família Acolhedora”, que proporciona um contato mais humano na convivência cotidiana, consequentemente, tem se mostrado eficiente, principalmente entre as crianças com faixa etária reduzida.
Outro fator levado em conta na decisão de reestruturar o acolhimento de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social em Santo Ângelo é a dificuldade que as diferentes faixas etárias criam para o acolhimento institucional em casas como o Lar do Menino.

Neste artigo

Participe da conversa