O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí realiza a 119ª reunião ordinária para prestação de contas, discutir o calendário 2015 de ações do grupo e abordar temas como: A “Bandeiras Tarifárias de Energia” e Ações do Ministério Público. O encontro reúne os 39 membros do comitê e será no dia 26 de março na AABB – Associação Atlética do Banco do Brasil de Santo Ângelo com início às 9h.
O comitê
A Bacia Hidrográfica do Rio Ijuí, está situada a norte/noroeste do Estado e foi criada pelo decreto 40916 de 30 de julho de 2001, abrange 37 municípios com uma população aproximada de 342 mil habitantes. O comitê gerencia e planeja o conjunto de ações estratégicas pertinentes ao futuro dos recursos hídricos da região, entre outras ações, define o valor de contribuição financeira de quem usa a água. Também cabe ao comitê gerenciar os conflitos inerentes aos usos, como aqueles que derivam da irrigação, produção de energia, pesca, saneamento básico e também do esgoto despejado nos rios. Em suma, todo o processo de uso e conservação das águas do Rio Ijuí e de seus afluentes é de competências do comitê.
Para dar conta da agenda de assuntos os membros se reúnem uma vez a cada mês, com reuniões descentralizadas, ou seja, todo o mês uma cidade recebe os membros para a reunião.