Inaugura em Santo Ângelo a Clínica Narravida, um espaço e proposta inovadora na região que prestará serviços psicopedagógicos para auxiliar as famílias no processo de inclusão social de crianças, jovens e idosos com algum déficit de educação ou inserção social, desde problemas como o ritmo de aprendizagem, bullying, até transtornos como hiperatividade, autismo e demais patologias que necessitem de apoio profissional e aos sistemas de educação formal. O atendimento será diretamente na clínica ou a domicílio. O espaço será apresentado hoje às 18h30min para profissionais da área da educação, saúde, pais e comunidade em geral. A Clínica Narravida está situada na Rua Barão de Santo Ângelo, 1049.
A proposta é para um atendimento estruturado para oferecer educação terapêutica individual para adultos, idosos, gestantes, adolescentes, jovens e crianças. Confira os tratamentos oferecidos:
Ateliê de educação terapêutica;
Intervenção na primeira infância;
Acompanhamento escolar;
Programa estruturado psicoeducacional;
Rendimento e adaptação escolar;
Acompanhamento terapêutico;
Orientação e acompanhamento de gestantes, gestação de risco e de maternagem;
Orientação ocupacional/vocacional
Avaliação psicosocial
O serviço nasce para suprir uma lacuna na cidade e região, aplicar o conhecimento adquirido na prática diária de pessoas com necessidades especiais e nas áreas de pesquisa acadêmica. A ideia é aplicar o entendimento contemporâneo teórico nas práticas psicopedagógicas, prestando serviço para pessoas de todas as faixas etárias. A psicóloga, psicanalista professora e doutora em educação Mariliane Adriana Monteiro, explica que muitos pais buscavam este tipo de atendimento em centros urbanos maiores. Mariliane terá como colegas neste novo empreendimento a pedagoga Michele Weirich, com experiência na área da educação infantil e de crianças portadoras de necessidades especiais e a psicóloga acrescenta que será oferecido apoio estruturado para atender, inclusive, escolas e instituições, no entanto, a profissional esclarece que a clínica nasce de uma demanda local para oferecer tratamentos clínicos com vistas a inclusão dentro do processo educacional, pois entendem que crianças e adolescentes com algum transtorno apresentam grande potencial, desde que bem orientados.
No entendimento das empreendedoras a Narravida será uma clínica que abraça a família e os indivíduos que demandam cuidados psicológicos e pedagógicos, cujo desejo é de que as pessoas que realizem psicoterapia na clínica possam ter pertencimento social e reabilitação, deste modo, mais qualidade de vida através da ressignificação de suas vidas com apoio na educação terapêutica. Na proposta em questão, um processo que transcende o espaço clínico, pois é elaborada através da própria narrativa das pessoas. É assim que nasce o nome e a proposta “Narravida”.