Ciclofaixa na Venâncio em fase de licitação

O trecho da ciclofaixa em processo licitatório é de 2778 metros e será implantada na AV. Venâncio Aires, entre as ruas Marquês de Tamandaré e Pe. Manoel da...

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Ciclofaixa - ciclovia (5)O trecho da ciclofaixa em processo licitatório é de 2778 metros e será implantada na AV. Venâncio Aires, entre as ruas Marquês de Tamandaré e Pe. Manoel da Nóbrega. O projeto prevê a pintura vertical e uso de tachões na pista, que destacará um espaço de 1,5 metros em cada um dos lados que envolvem o canteiro central da Avenida, no lado direito, considerando o sentido do trânsito.
A empreiteira que assumir a obra fará a fresagem para remoção de uma camada de 3cm de asfalto e fará a reposição do novo revestimento nivelando a ciclofaixa com novo revestimento asfáltico.
A ciclofaixa se difere de uma ciclovia, pois nas ciclovias ocorre a segregação da faixa destinada aos ciclistas, ou seja, os veículos automotores não tem acesso ao espaço, pois são colocados blocos de concreto ou outro recurso que permite a separação. No caso da ciclofaixa há apenas os tachões que priorizam um determinado espaço da via para os ciclistas, mediante a sinalização horizontal sobre a pista asfaltada em plenas condições de rolamento.

Recomendação do Plano de Mobilidade Urbana

O Plano de Mobilidade Urbana de Santo Ângelo recomenda um sistema cicloviário que forme um circuito, priorizando inicialmente as vias arteriais da cidade, ou seja, aquelas que têm a função de realizar a conexão com as vias coletoras. Nas vias arteriais que se concentra o maior fluxo de veículos, elas são caracterizadas por canteiro central, sentido duplo e permitem a ligação rápida aos extremos sul/norte de Santo Ângelo.
São classificadas como vias arteriais as Avenidas: Getúlio Vargas, Rio Grande do Sul, Venâncio Aires, Sagrada Família, Salgado Filho, Sete de Setembro e Ipiranga.
Em vias de maior fluxo de veículos de carga o plano de mobilidade urbana de Santo Ângelo sugere a implantação de uma ciclovia, e não uma ciclofaixa, pois a ciclovia apresenta elementos físicos de separação (como canteiros ou blocos de concreto). Estas medidas devem ser tomadas para que o espaço ofereça segurança aos ciclistas que ali circularem, como é o caso da Av. Salgado Filho na Zona Norte do Município e a Av. Getúlio Vargas.
A bicicleta é um ícone do transporte sustentável, pois o usuário realiza atividade física e preserva o meio ambiente, reduz o estresse no trânsito e mantêm a cidade mais organizada. Segundo o Plano de Mobilidade Urbana, Santo Ângelo apresenta vocação para o uso deste tipo de transporte, tendo em vista a topografia plana, considerada ideal para a prática do ciclismo, tanto como veículo de transporte, quanto para lazer e atividade física.

 

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