“Cerração baixa, sol que racha”

A neblina na manhã da última segunda feira, dia 12, anunciou uma semana que deve ser marcada por sol, algumas nuvens e aumento gradativo das temperaturas. Como ilustra...

11996 1

20170612_080802(1)20170612_081102A neblina na manhã da última segunda feira, dia 12, anunciou uma semana que deve ser marcada por sol, algumas nuvens e aumento gradativo das temperaturas. Como ilustra o ditado popular “cerração baixa, sol que racha”, depois das chuvas dos últimos dias, que causou estragos na zona rural e urbana, o sol deve permanecer nesta semana mantendo o tempo seco, é o que indica o site Climatempo. As chuvas só deverão retornar no final de semana como pancadas.
Na segunda-feira, dia 12, o nevoeiro baixou a visibilidade. A neblina permaneceu até por volta das 8h30min, quando a temperatura marcou 10C e o sol apareceu diminuindo a humidade. A paisagem rendeu até brincadeira nas redes sociais, no qual internautas compararam Santo Ângelo com Silent Hill. Na franquia de terror, a cidade é conhecida pelo cenário envolta em neblina.
A neblina é a condensação que ocorre junto à superfície, causada pelo resfriamento do ar quente e úmido quando entra em contato com um solo frio ou superfície líquida. O ar quente perde calor para o solo frio ou para a água e se esfria, fazendo com que o vapor de água se condense.
Durante o inverno, frequentemente as neblinas são bem densas, variando a visibilidade entre 2,5km e 1,5km, nos piores casos alcançando 600m de visibilidade.

Neste artigo

Participe da conversa

1 comentário

  1. Leninha Andrade Responder

    Bom dia! Amei o ditado popular: Cerração baixa,sol que racha. Parabéns pela reportagem. Belo Horizonte.