Capela do Verzeri foi avaliada para elaboração de um projeto de restauração

O Memorial Descritivo da restauração da Capela do Colégio Teresa Verzeri está em fase de elaboração. O projeto prevê o restauro das pinturas e obras artísticas do pintor...

977 0

O Memorial Descritivo da restauração da Capela do Colégio Teresa Verzeri está em fase de elaboração. O projeto prevê o restauro das pinturas e obras artísticas do pintor italiano Emílio Sessa, reparos no telhado, sacristias, fissuras nas paredes, restauro do parquet, ladrilhos, bancos, confessionários e altar. Na última semana engenheiros e arquitetos foram recebidos pela direção do Colégio para dar segmento a esta fase de documentação e verificação in loco das necessidades deste patrimônio cultural e religioso das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus e por extensão do próprio município de Santo Ângelo.
O engenheiro Humberto Schmeing Marques da empresa Engemax, a arquiteta Mariane Limberger e o arquiteto Jonas Morschheiser, da Metro² Arquitetura foram recebidos pela diretora do Verzeri Maria do Carmos Uggeri Beltrame. A visita foi realizada para perceber e estudar as necessidades de restauração e dimensionar o projeto de captação de recursos que está sendo elaborado por Odila Motta da MK Projetos & Produções Culturais e será enviado ao Ministério da Cultura.
Ainda falta o levantamento e laudos para o restauro das obras e pinturas artíticas, que acontecerá tão logo se defina quem será o artista a executar o trabalho. A Capela do Colégio Teresa Verzeri foi construída em 1951, e teve suas pinturas artísticas e obras pintadas pelo pintor italiano Emílio Sessa, em 1953/1954.
A Capela está situada no coração do colégio, seguindo por escadarias à entrada principal e hoje já possui entrada especial com elevador. Seu espaço interno é de 1.042m². A Capela faz parte do complexo educacional das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus de Santo Ângelo.

Neste artigo

Participe da conversa