Inglaterra – A seleção brasileira masculina de vôlei entra em quadra na sexta-feira (10), contra a Itália, pela semifinal dos Jogos Olímpicos de Londres, em busca de uma vaga para disputar sua terceira final olímpica seguida. Os brasileiros, que conquistaram o ouro em Atenas e ficaram com a prata em Pequim, derrotados pela seleção dos Estados Unidos, terão que enfrentar na semifinal uma das seleções mais surpreendentes destes Jogos de Londres.
A Itália chega à semifinal após eliminar os atuais campeões olímpicos em um jogo atípico, após fechar o placar por 3 sets a 0. O grande nome da partida foi Michal Lasko, maior pontuador da Itália na competição e filho de Lech Lask, integrante da seleção da Polônia campeã olímpica em Montreal 1976.
Os italianos veem a partida de sexta-feira como uma oportunidade perfeita para a revanche contra os brasileiros, que venceram justamente os europeus na final dos Jogos Olímpicos de Atenas. O Brasil, aliás, tem um desfalque importante para o jogo diante da seleção italiana. Nas quartas de final contra a Argentina, o oposto Leandro Vissotto, jogador mais alto da seleção brasileira com 2,12m, se machucou e está fora da partida.
Porém, o técnico Bernardinho poderá contar com o resto da equipe, como Murilo, Dante, Wallace e Lucão, que vêm fazendo um grande torneio. A seleção brasileira só perdeu uma partida nos Jogos de Londres, contra os Estados Unidos, enquanto a Itália provou o sabor da derrota diante da Polônia e da Bulgária.
Os números favorecem o Brasil, que soma 29 vitórias contra 20 dos europeus, porém, a última vez em que se enfrentaram, no Campeonato Mundial de 2011, a Itália venceu por 3 sets a 2. A semifinal masculina de vôlei está marcada para às 15h30 (horário de Brasília) no pavilhão Earls Court, e será realizada logo após a primeira semifinal entre Rússia e Bulgária.
Fonte: Agência EFE