Na área de abrangência da 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com sede em Santo Ângelo, foram nomeados 14 novos professores, que assinaram sua posse nesta quinta (10) e sexta-feira (11). Na última semana, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu 80 agentes educacionais e 19 professores e especialistas, que atuam na coordenadoria. Com esta atualização, chega a 29.609 o número de professores e especialistas promovidos desde 2011. Em relação aos servidores, esta é a segunda promoção desde 2000, quando foi criado o quadro de funcionários de escola, e a primeira que inclui os servidores que ingressaram no concurso de 2001.
No que diz respeito às nomeações, o número de aprovados no concurso do magistério em atividade na rede estadual chega a 3.770. A expectativa, segundo a diretora do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Seduc, Virgínia Nascimento, é manter o processo de nomeação e posse a cada 40 dias, com número de professores a definir em cada etapa. No momento da posse, os docentes foram designados para a escola onde lecionarão, entrando em exercício em um período de até cinco dias.
Para o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, “promover funcionários é um resgate, já que desde 2006 os servidores não tinham seus direitos de progressão na carreira respeitados”. O titular da Seduc destacou que o Governo do Estado colocou em dia as promoções dos professores e especialistas, avançando também na promoção dos funcionários e na contratação dos novos docentes. “Isso é valorizar o profissional. Isso é respeito às carreiras. Isso é política de qualificação do quadro funcional das escolas cujo objetivo é a qualidade de ensino de nossos alunos”, disse.
Ao mudar de classe, o professor recebe um aumento de 10% sobre o salário básico, sobre o qual incidem as demais vantagens. Já os funcionários de escola recebem um acréscimo de 6% sobre o básico. A promoção de professores é regida pela Lei nº 6.672, de 1974, que criou o plano de carreira do magistério estadual, e a promoção de funcionários é regulada pela Lei nº 11.407, de 2000, que estabeleceu o quadro de servidores de escola.
(Fonte: Secretaria de Comunicação do RS)