Impermanência

774 0

Existem três qualidades básicas que caracterizam o universo, segundo o budismo.
Vamos citar apenas a primeira qualidade que tem como conceito a transformação dos contextos. É o princípio da impermanência “Tudo se transforma continuamente e caminha para a própria dissolução.”
No dia a dia é possível observar exemplos deste princípio, um deles diz respeito ao chão da Praça Ricardo Leônidas Ribas, que nesta época do ano, está forrado de pétalas amarelas, embora ele não seja forrado de pétalas. Uma obra de rara beleza que demonstra o princípio da impermanência.
Em minutos aquele cenário se transforma, o movimento da cidade se intensifica, os funcionários da limpeza pública se encarregam de varrer as pétalas e até mesmo o vento espalha os fragmentos para outros lugares. Mas a generosa força da natureza se encarrega de continuar a obra, indiferente aos obstáculos ou intempéries.
Quem não compreende este inexorável fato tende a inquietação desnecessária. Observe que estamos em uma determinada situação, no entanto, não somos o cargo que desempenhamos ou a empresa que representamos.
Os cenários que se formam e se desfazem na política são exemplos claros deste princípio. Aproveitamos o pós-eleições para reafirmar que ninguém é governador, presidente, vereador, mas está temporariamente revestido de tal missão e sujeito a impermanência.

Neste artigo

Participe da conversa