Força à região Sul do país

Em torno de R$ 15 bilhões é o que vai custar a representatividade de 51 projetos de infraestrutura aos Estados da região Sul do Brasil, vindo a acabar...

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Em torno de R$ 15 bilhões é o que vai custar a representatividade de 51 projetos de infraestrutura aos Estados da região Sul do Brasil, vindo a acabar com gargolas em nossa infraestrutura, outrora impulsionando a economia e desenvolvendo a competitividade ao Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Tudo isso está incluso no Projeto Sul Competitivo.

Este projeto foi apresentado na última segunda-feira, dia 5, na sede da Fiergs, para empresários e políticos. Construído em parceria com as federações de Santa Catarina (Fiesc) e do Paraná (Fiep), o diagnóstico identificou , ao longo de um ano, 177 projetos que resolveriam os atuais e futuros problemas enfrentados pela movimentação de carga no Sul do País, responsável por 17% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Desses, 51 são considerados prioritários, com sugestão de aplicação até 2020 e abrangendo os modais rodoviário, hidroviário e ferroviário.

O estudo também sinaliza qual a melhor forma de financiamento para cada projeto, com recursos provenientes do poder público, iniciativa privada ou Parcerias Público-Privadas (PPP’s).

As prioridades no Rio Grande do Sul se resumem em rodovias, hidrovias, ferrovias, construção de gasodutos, novas pontes, rodovia do parque na região de Porto Alegre e Sapucaia do Sul, e extensa lista de recuperação asfáltica em diversos pontos das estradas gaúchas.

É um bom sinal para a recuperação do Estado do Rio Grande do Sul, que vem enfrentando gravíssimos problemas há mais de 10 anos.

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