Um passeio no tempo e no espaço

O 4º Encontro de Carros Antigos promovido pela AVANT atraiu cerca de 8 mil visitantes, mais de 350 expositores. Conheça a história do School Bus de Volnei Schmitt

2118 0
Volnei Schmitt recebe um troféu destaque das mãos de Andre Mallmann
Volnei Schmitt recebe um troféu destaque das mãos de Andre Mallmann

O School Bus de Volnei Schmitt tem capacidade para 65 lugares, equipado com motor V8 a diesel, câmbio automático e freio a disco. Foi fabricado na cidade de Geórgia, Estados Unidos no ano de 1987. O ônibus recebeu troféu destaque no 4º Encontro de Carros Antigos ocorrido no último sábado e domingo em Santo Ângelo. Passaram pelo evento cerca de oito mil pessoas, foram expostos 368 veículos vindos de vários cidades do Rio Grande do Sul.
Este ônibus circulou nos Estados Unidos até o ano de 1997, depois por meio de um projeto social foi enviado ao Brasil, mais precisamente para a cidade catarinense de Presidente Getúlio. Naquele município fazia o transporte público escolar até o ano de 2005, depois disso, por problemas no sistema de freio ficou inutilizado em um galpão. O veículo foi a leilão e adquirido pelo atual proprietário, que fez o trabalho de restauração e hoje ele está em perfeito funcionamento.
O proprietário do ônibus depois de receber o troféu, possibilitou que os visitantes do 4º Encontro de Carros Antigos, entrassem no veículo e realizassem um breve passeio pelo parque. Volnei mora na cidade de Santo Rosa e possui uma escola de idiomas, onde o School Bus e uma espécie de atração, tendo em vista que se distingue pela singularidade e possibilita vivenciar um pouco da cultura americana em nossa região. Na época foram doados a instituições brasileiras 200 unidades destes veículos, a maioria deles para cidades de Santa Catarina. Volnei Schmitt ainda possui um segundo School Bus da marca Ford e uma ambulância americana, veículos que ele está restaurando.
O integrante da AVANT Santo Ângelo – Associação de Veículos Antigos, Carlos Scholl fala com entusiasmo sobre o sucesso do evento, ele acredita que inclusive a economia do município é movimentada, tendo em vista o incremento de clientes na rede de restaurantes, hotéis, postos de gasolina e oficinas. Segundo Scholl, até mesmo a liderança regional do município é resgatada, fomentando o turismo e divulgando os atrativos que Santo Ângelo dispõe.
Durante o encontro foram registrados expositores vindos das regiões: Noroeste, Fronteira, Alto Uruguai, Central e Planalto, inclusive das cidades de São Gabriel, Novo Hamburgo e da Argentina. O veículo mais antigo em exposição foi um FORD 1929, Caminhão FORD 1939 e automóveis CHEVROLET 1941 E 1951.

Neste artigo

Participe da conversa