A chuva não atrapalhou a fé dos fiéis católicos que percorram cerca de sete quilômetros até o Santuário de Schoenstatt no feriado de segunda-feira, dia 12. A maior parte do percurso ocorreu com a presença do sol, a partida foi na Praça Pinheiro Machado e a caminhada iniciou próximo das 8h30min, meia hora depois do horário marcado.
Um veículo ditava o ritmo da procissão que seguiu o itinerário pela Av. Antunes Ribas, Rua Tiradentes, ERS 344 e estrada de acesso ao Distrito de Burtiti , durante o percurso a procissão ganhava a adesão de romeiros que esperavam nas esquinas para se unir ao movimento de fé que, neste ano, pedia paz nas famílias. A caminhada que terminou no Santuário Tupãcynrendá.
O exemplo do casal, Adão Antunes da Silva, 65 anos, e Maria Helena L. Bueno, 62 anos, ilustra o devotamento de outras centenas de pessoas que participaram no ato religioso neste domingo. Adão conta que todos os anos, faça chuva, ou sol ele e a esposa realizam a caminhada. “Já aconteceu em anos anterior de chover a caminhada toda, mas temos que ter fé”, em apenas uma das edições, por questões de doença de parentes, o casal não participou. Adão disse que não é necessário um motivo especial, é um ato de fé e um bom exercício para o corpo.
Joice Rodrigues e Adriane Santiago esperavam a procissão na esquina da Av. Getúlio Vargas com a Rua Tiradentes, para elas, a caminhada também é um hábito religioso que faz parte do modo de vida delas. Além da fé não pode faltar a guarrafinha de água, uma toalhinha, tênis e roupa confortável para enfrentar o dia.
A Brigada Militar, uma ambulância da UNIMED e um carro com sistema de som para a reprodução de músicas e orações acompanharam a procissão durante todo o percurso. Na ERS 344 também se juntou a romaria tradicionalistas que acompanharam a procissão a cavalo.
No santuário a programação religiosa seguiu com Missa Campal, com comercialização de lanches, venda de relíquias e o Terço Mariano a cargo do Movimento dos Homens. Às 15h45min houve a bênção das Crianças.