Área de captação da ETA II está alagada com a cheia do Rio Ijuí e não permitiu a entrada de um caminhão guincho para realizar a troca do transformador que alimenta o sistema de captação da ETA II. Esta unidade abastece 70% da população de Santo Ângelo e um raio teria ocasionado o dano no sistema. Diante da recorrência das paradas mecânicas, ocasionadas pelo sistema elétrico, decidiu-se realizar a troca do transformador com o uso de uma retroescavadeira hidráulica e uma canoa.
O Superintendente Regional da Corsan, João Corim, afirma que a população “pode ficar tranquila” porque todo o sistema de captação de água da Corsan é novo. Em 2013 foi construída uma substação de energia elétrica no local e no ano de 2016 todos os motores foram substituídos. O problema foi pontual agravado pelo excesso de chuva e pelas descargas elétricas. O trabalho de reparo demorou mais que o habitual devido as condições de trabalho na estação que colocavam em risco a vida dos trabalhadores.
Para minimizar o desabastecimento foi feito um trabalho de direcionamento do fluxo de água, por meio do sistema de controle da CORSAN. Nos últimos meses o fluxo de água produzida pela ETA I (no centro) e ETA II (no bairro São Carlos) foi interligado e pode abastecer qualquer ponto da cidade, mesmo assim, somente com ETA I não é possível abastecer toda a população por um período tão longo quanto o que foi necessário para equacionar o problema.