Projeto da Unimed Missões recolhe e gerencia resíduos

Iniciativa contabilizou um total de 1.377.462 litros de resíduos recolhidos pela cooperativa

1998 0
 Projeto é desenvolvido pela Unimed Missões/RS, conta com a colaboração de funcionários e iniciou no ano de 2008
Projeto é desenvolvido pela Unimed Missões/RS, conta com a colaboração de funcionários e iniciou no ano de 2008

O Projeto de Gerenciamento de Resíduos, mantido pela Unimed Missões/RS, contabilizou um total de 1.377.462 litros de resíduos recolhidos pela cooperativa, desde agosto de 2008, quando foi lançado, até dezembro de 2016.
O Projeto vem ao encontro dos valores e princípios de Responsabilidade Social e Ambiental da Unimed Missões/RS. Além dos resíduos de saúde gerados nos consultórios de médicos cooperados e nos serviços próprios, como Laboratório, Pronto Atendimento e Hospital Regional Unimed Missões, a cooperativa também recolhe outros resíduos descartados pela comunidade, como pilhas, baterias, aparelhos celulares, cartões plásticos, remédios vencidos, blisters, eletrônicos, raio x, toners e lâmpadas fluorescentes domésticas.
“A nossa responsabilidade parte da geração, segregação até a destinação final correta dos resíduos atendendo todas as normas e legislações vigentes. Todo o material recolhido deixa de ir para o descarte incorreto, possibilitando ser aproveitado, minimizando os riscos de contaminação do meio ambiente”, destacou o Técnico em Gestão Ambiental da Unimed Missões, Altamir Lauri da Silva.
O presidente da Unimed Missões/RS, Dr. César Augusto Bellinaso, ressalta a importância do projeto e a conscientização de todos com a questão ambiental. “O resultado obtido com esse projeto é muito relevante. A Unimed Missões/RS tem essa prática como um de seus valores e princípios organizacionais”, destacou.
Além dos resíduos já mencionados, a cooperativa também recolheu 12.800 kg de cinzas, provenientes da caldeira do Hospital Unimed. “Todo esse resíduo recolhido é reaproveitado e incorporado em solo agrícola”, reforça o responsável Altamir Lauri.
Do total dos 341.516 litros recolhidos em 2016, 6.904 litros foram enviados para reciclagem e 27.689 litros de resíduos orgânicos foram enviados para a coleta municipal em aterro sanitário. Toda a comunidade regional é convidada a se engajar nessa iniciativa.

Neste artigo

Participe da conversa