Uma audiência pública para apresentação das propostas que integram o Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob) aconteceu na última segunda-feira, dia 11. O
evento foi realizado no auditório do Centro Municipal de Cultura.
Os trabalhos da audiência pública foram coordenados pelas arquitetas da Urbana Engenharia Integrada de Porto Alegre, Laura Azeredo e Paula Bellé e pela arquiteta da Prefeitura de Santo Ângelo, coordenadora do Escritório da Cidade, Juliana Schwindt da Costa. A Urbana Engenharia Integrada é a empresa contratada por processo licitatório para elaboração do PlanMob de Santo Ângelo.
O Plano Municipal de Mobilidade Urbana é um dos requisitos exigidos pela Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade aos municípios que desejam obter verbas governamentais para a mobilidade. Além disso, o PlanMob está estabelecido na Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) – a Lei da Mobilidade Urbana – e busca o acesso amplo e democrático ao espaço urbano para toda à população.
De acordo com a arquiteta Laura Azeredo, cumprindo as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade os Planos de Mobilidade devem priorizar os meios de transporte não motorizados (andar a pé e de bicicleta) e o serviço público coletivo sobre o transporte motorizado individual, além da integração entre os modos e serviços de transporte urbano.
A realização da audiência pública, integra a terceira etapa de elaboração do PlanMob (elaboração, aprovação e implementação). As outras duas (preparação e levantamento de dados) já foram concluídas.
Agora, o PlanMob será encaminhado ao Poder Legislativo para apreciação.