A abertura da Semana Municipal do Meio Ambiente reuniu aproximadamente 150 representantes de entidades envolvidas com os projetos ligados ao meio ambiente. Temas como o esgoto sanitário, preservação do Rio Itaquarinchim e das nascentes, o arborização urbana, a educação ambiental e o projeto de sabão ecológico ganharam destaque das autoridades e parceiros que fizeram o uso da palavra.
A Promotora
A promotora de justiça especializada de Santo Ângelo Dra. Paula Regina Mohr, destacou dois grandes desafios do município na área ambiental, à conscientização e educação ambiental e o destino e tratamento do esgoto sanitário dos moradores urbanos do município.
Paula Regina Mohr lembrou o contrato firmado entre Cosan e Prefeitura e a meta de levar o serviço de esgoto a toda à comunidade. A promotora afirmou que espera, ansiosa o desfecho dos projetos iniciados e alertou que as melhorias ambientais passam também pelo bolso e pela consciência dos cidadãos, ela lembrou que o processo tem custo para todos, mas reafirma que os benefícios são maiores que os custos desse empreendimento.
O Secretário
O representante da SEMA – Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ricardo Ferreira, destacou o envolvimento das entidades do município. Elogiou o engajamento de 40 entidades envolvidas na semana do meio ambiente e demais projetos desenvolvidos pela secretaria. Ha exemplo disso, falou da mais nova parceria firmada, onde imobiliárias de Santo Ângelo estão mobilizadas e são parceiras para que todos os empreendimentos que nascem no município sejam sustentáveis, ao menos no sentido do tratamento do esgoto sanitário. Lembrou que todos os projetos residenciais e condomínios só são aprovados com o projeto adequado para este fim.
O Prefeito
O prefeito, Luiz Valdir Andres, ressaltou que devemos minimizar as agressões feitas ao meio ambiente com atitudes diárias, afirmou que o poder público é mero coadjuvante neste processo, mas destacou que, em sua gestão, deu autonomia ao antigo departamento do Meio Ambiente, transformando-o em secretaria. Quanto ao projeto de arborização urbana falou que está sendo colocado em prática um sério projeto, onde são trocadas árvores impróprias por outras que devem trazer mais qualidade de vida aos cidadãos. Segundo o prefeito são aproximadamente duas mil árvores, sendo que foram adquiridas mudas já desenvolvidas oferecendo maior rapidez e garantia de pega.
Andres considera importante a continuidade dos trabalhos do Comitê de Revitalização do Rio Itaquarinchim e finalizou com a frase “Assim declaramos oficialmente aberta a Semana Municipal do Meio Ambiente”.
Mutirão ecológico
A extensão do Rio Itaquarinchim que passa pela zona urbana do município foi mapeada e dividida para fins de organizar o trabalho de limpeza e manutenção. Especialmente nesta semana, está sendo organiado o trabalho de designar qual entidade cuida de um, ou outro trecho. A intenção é que estas áreas sejam adotadas pelas entidades, pois ações isoladas de limpeza, tem se mostrado ineficientes, pois nos locais onde são realizados os mutirões de limpeza, em pouco tempo estão cheios de lixo novamente. Alunos das redes estaduais e municipais estarão apoiando as entidades nos mutirões de limpeza e nas atividades de conscientização de preservação do rio Itaquarinchim. Na foto a professora Maria Lorete Flores coordenadora do curso de Ciências Biológicas da URI, Tânia Santiago – coordenadora da 14ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação, Luiz Vilmar Denardim – coordenador do Comitê de Revitalização do Rio Itaquarinchim, Nara Damião – vice-prefeita, Rosa Sousa – Secretária Municipal de Educação e Carolina Hilgert da SMEd.
Contrato de preservação
Durante a abertura da Semana do Meio Ambiente foi firmado o primeiro contrato de preservação de nascentes. Pertencente ao projeto “Produtor de Água” vai remunerar proprietários de terras dispostos a preservar a nascente de rios que estão dentro das imediações de seu território. Este primeiro contrato foi firmado com Josemar Dalsoquio.
Dia Mundial do Meio Ambiente
A Semana do Meio Ambiente de Santo Ângelo segue até o dia 7 de junho com atividades relacionadas ao tema “Desenvolvimento com Sustentabilidade”. O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de junho.
O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.
Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano (durou até dia 16) e por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira, dia 3
– 9 horas: palestra “A importância da biodiversidade no meio ambiente”, na Escola Municipal Heinz August Rogowski
– 9horas: Práticas ambientais dos alunos da Escola Municipal Zelina Monteiro Lemos Oliveira da Rosa para conhecer a ETA II, na Estação de Tratamento de Água II, Corsan
– 10h30min: entrega do caminhão hidrojato à Corsan pela Prefeitura de Santo Ângelo, na Praça Pinheiro Machado
– 14horas: Palestra “A importância da biodiversidade no meio ambiente”, na Escola Municipal Sagrada Família
– 14 horas: plantio de árvores na Escola Estadual Onofre Pires
– 14h30: Práticas ambientais dos alunos da Escola Municipal José Alcebíades de Oliveira para conhecer a ETA II, na Estação de Tratamento de Água II, Corsan
– 15 horas: Plantio de árvores, na URI-campus Santo Ângelo
Quinta-feira, dia 4
– 9 horas: Mutirão ecológico, na área verde do bairro Menezes
Sexta-feira, dia 5
– Plantio de árvores, na área verde do bairro Pilau
Sábado, dia 6
– 14horas: Limpeza do Rio Itaquarinchim, local de encontro Praça Três Mártires
Domingo, dia 7
– 8 horas: início da 6ª Cavalgada Ecológica na rótula do Monumento do Tio Bilia