Vacina que previne o câncer de colo de útero deverá ser aplicada nos postos de saúde de Santo Ângelo e também nas escolas. O público alvo da campanha são meninas de 11 a13 anos. Cada jovem deve receber 3 doses da vacina. A primeira dose será aplicada nas escolas.
Estima-se que, em Santo Ângelo, existam 1848 meninas na faixa etária que é alvo da campanha e o Ministério da Saúde estipulou que 80% delas sejam vacinadas. As escolas devem comunicar o cronograma as famílias e aqueles que não desejarem autorizar a vacinação, devem preencher um “Termo de Recusa”.
A secretária de saúde de Santo Ângelo, Preta Belinazo, lançou a campanha durante a concentração para o ato “Mulheres em Movimento”. Inclusive, um estojo com a inscrição “Semana Internacional da Mulher 2014”, foi distribuído para as mulheres presentes na caminhada.
A primeira dose será aplicada até o dia 10 de abril, conforme um cronograma a ser divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Equipes treinadas pela Secretaria devem realizar os procedimentos de vacinação nas escolas particulares e públicas do município. A capacitação destes profissionais foi realizada na manhã da última segunda feira, dia 10. A segunda dose deverá ser aplicada após seis meses e a terceira após 5 anos. A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.
SAIBA MAIS
E o preço da vacina Ministro?
O Ministro da Saúde, Arthur Chioro alertou que, na rede particular, a vacina custa R$ 500 reais, e que deve ser tomada em três doses, isso acarretaria um custo muito alto para a família brasileira no valor de R$ 1500. “A vacina HPV é segura e tem reconhecimento da Organização Mundial da Saúde, e faz parte da política de atenção integral à saúde da mulher”, afirmou o ministro.
Prevenção
O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e pode ser feito rotineiramente por todas as mulheres.
Por que o Ministério da Saúde estabeleceu a faixa etária de 9 a 13 anos para a vacinação?
Nas meninas entre 9 a 13 não expostas aos tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, a vacina tem eficácia de 98,8%. A época mais favorável para a vacinação é nesta faixa etária, de preferência antes do início da atividade sexual, ou seja, antes da exposição ao vírus.
Estudos também verificaram que nesta faixa etária a vacina quadrivalente induz melhor resposta quando comparada em adultos jovens, e que meninas vacinadas sem contato prévio com HPV têm maiores chances de proteção contra lesões que podem provocar o câncer uterino.
HPV o Vírus
A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, sendo a doença sexualmente transmissível (DST) mais frequente. A maioria das situações não apresenta sintomas clínicos, mas algumas desenvolverão alterações que podem evoluir para cancro. Estima-se que 25 a 50% da população feminina mundial esteja infectada, e que 75% das mulheres contraiam a infecção durante algum período das suas vidas.O exame de rastreio para diagnóstico destas alterações é a citologia cervical ou Papanicolau. A infecção também pode ocorrer no homem e, embora as manifestações clínicas sejam menos frequentes do que na mulher, estima-se que 50% da população masculina esteja infectada pelo vírus.
