Em busca de um trânsito mais humanizado o Colégio Teresa Verzeri inicia na próxima segunda-feira, dia 18, um projeto de educação para o trânsito que vai envolver toda a comunidade. Engajado com a ação internacional “Maio Amarelo: atenção pela vida” promoverá, de 18 à 28 de maio, uma séria de atividades que rompem os portões da escola e ganham as ruas do Município.
Atividades teóricas e práticas serão desenvolvidas até que o projeto alcance sua culminância, em 28 de maio que é o dia “D da Conscientização do Trânsito”, quando se unem a comunidade escolar os parceiros do “Maio Amarelo”. Na Avenida Getúlio Vargas serão realizadas atividades como panfletagem e ações de impacto visual. Entidades como a Defesa Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal, DMT – Departamento Municipal de Trânsito, Grupos de Escoteiros, Associação de Ciclistas, 7º RPMon, Viação Tiarajú, Detran e Clevel Automóveis abraçaram a ideia e permitiu que a campanha ganhasse maior dimensão e vai envolver mais que pais, alunos e professores.
As atividades iniciam já na segunda-feira. Alunos e professores participam da palestra proferida pelo policial rodoviário federal, Mauro Rodrigues. O projeto de educação para o trânsito da escola foi elaborado pela professora Janice Velozo Dinom, e ainda está ganhando adesões e parcerias, ela compreende que o Colégio está localizado onde tem grande fluxo de veículos e as questões de desrespeito às regras básicas de trânsito são problemas comuns em todas as escolas centrais do município. Neste sentido ela considera o trânsito um rico espaço público de convivência, deste modo o assunto se torna propício para desenvolver o respeito mútuo, colaboração, garantindo que todos tenham mobilidade e acessibilidade mais equitativa, democrática e solidária.
Os alunos dos anos iniciais serão instigados a interagirem com os pais. Munidos de um bloco de autuações vão fiscalizá-los quando estão na direção. Devem observar as regras de trânsito e simbolicamente devem autuar quando os pais cometerem alguma infração, como falta do uso do cinto de segurança ou usar o celular ao dirigir.
Além disso, atividades práticas no trânsito usando bicicletas ou simplesmente observações in loco serão incentivadas, pois, o fluxo de veículos e pedestres podem ajudar os alunos a compreenderem como os santo-angelenses se comportam no trânsito e como é possível melhorar o espaço de convivência.
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.