Auxiliares de enfermagem estiveram na tarde do último dia 10 de abril, reunidos na Câmara de Vereadores para debater sobre os encaminhamentos relacionados às reivindicações da classe.
Conforme a vereadora Jacqueline Possebom (PDT), responsável pela realização da reunião, dentre as solicitações apresentadas está à regulamentação da jornada de trabalho de 30 horas para enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e a alteração do piso salarial no município.
Ainda no ano passado, a Câmara de Vereadores promulgou projeto de lei, vetado pelo Executivo Municipal, que prevê a redução de 36 para 30 horas semanais. Tal projeto foi apresentado por Jacqueline e pelo vereador Everaldo de Oliveira (PDT).
De acordo com a vereadora, a situação tem gerado grandes transtornos à classe. “A diminuição da carga horária é positiva não só por questões profissionais, mas também para a saúde de quem trabalha na área e para a melhoria do atendimento à comunidade”, avalia Jacqueline.
De acordo com os representantes da classe que irão participar da reunião, existe um indicativo de paralisação, marcado para o próximo dia 22 de abril, inicio da vacinação da gripe.
Na busca pela regularização da carga horária de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, vereadores estiveram acompanhando representantes da categoria durante reunião realizada na tarde da última segunda-feira, dia 14, com o Secretário Municipal de Administração, Luiz Gueller. Nos próximos dias, uma nova reunião deve ser realizada com a Secretária de Saúde, Eunice Belinazzo. De acordo com a vereadora Jacqueline, o encontro terá por objetivo a elaboração de um plano de ação cuja a finalidade seja solucionar a situação da categoria.