IR revertido para crianças e adolescentes do município

697 0

O mais eficiente modo de arrecadar verbas para os projetos sociais direcionados para as crianças e adolescentes no município, a campanha “Rugido do Bem/2014”, teve seu lançamento oficial na tarde da última quinta-feira, dia 13, durante a reunião do CONDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, junto ao Centro Municipal de Cultura. A meta deste ano é incentivar a aplicação direta de R$ 600 mil em projetos desenvolvidos no município, mas para isso é necessário depositar o a doação até 30 de dezembro e informar o COMDICA.
A partir desta semana começa circular no município um folder que explica como as pessoas físicas e jurídicas podem usar 6%, 3% ou 1% do imposto de renda devido para os projetos filantrópicos desenvolvidos por entidades cadastradas para este fim no município.  
São estes recursos que sustentam projetos direcionados aos jovens e adolescentes desenvolvidos por entidades como APAE; Lar do Menino; Centro de Acolhimento Martin Lutero; Lar da Menina; Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDEDICA; Associação dos Amigos do Centro Missioneiro de Equoterapia; Grupo Espírita Amigos do Chico e Grupo Espírita Seara do Mestre.
Só no último ano foi arrecadado cerca R$ 400 mil, no entanto é possível ampliar este valor, desde que as pessoas saibam como fazer. Se um doador depositar diretamente na conta do COMDICA, poderá acompanhar o destino dos recursos através dos projetos aprovados. A APAE, por exemplo, adquiriu um ônibus 0 KM com a campanha Rugido do Bem.
As pessoas físicas podem abater até 6% do imposto de renda devido com as doações direcionadas para uma das entidades relacionadas, ou 3% quando relacionada na declaração anual, no entanto, Janira Mânica alerta que a contribuição direta, além de proporcionar maior desconto, fica depositada na conta do Fundo Público que é administrada pelo CONDICA e por um gestor público nomeado pelo prefeito, encurta o caminho do recurso e o tempo de disponibilidade.
A pessoa interessada em ajudar deposita a valor desejado na conta do fundo público até o dia 30 de dezembro. (AG – Banrisul – AG 0370 C/C 06.110.573.0-3) Na posse do recibo de depósito o doador procura o CONDICA, que é a entidade responsável por contabilizar os valores e informar a receita sobre a doação. Momento em que o COMDICA emite um recibo com o qual o doador pode abater em sua declaração anual o valor depositado.
Os recursos só saem da referida conta por meio de projetos aprovados em assembléia pelo CONDICA, o sistema conta com um gestor público dos recursos, que tem autorização para movimentar a conta por meio de transferências para as entidades cadastradas e com projetos aprovados. Mais informações pelo telefone (55) 3314 0906 ou (55) 3312 9736.

 

Neste artigo

Participe da conversa