Filme curta metragem mostra o olhar Yancã Ju

Filme mostra o valor do espaço territorial de convivência da Aldeia Yancã ju, localizada em Santo Ângelo e o quanto esta possibilidade representa para o resgate da cultura...

1702 0

Documentário - 01 seminário indígena (Copy)No Seminário “Povo Guarani: Dignidade, respeito e emancipação” realizado durante a Semana Cultural de Santo Ângelo foi apresentado um documentário de curta metragem produzido na Aldeia Yancã Ju, localizada no distrito de Buriti de Santo Ângelo. A mestre em história e doutoranda em antropologia, Bedati Aparecida Finokiet, apresentou o filme que mostra um pouco da percepção e cultura indígena, como resgatam a cultura de seus antepassados e o atual modo de sobrevivência por meio de confecção de artesanato.
O curta metragem foi realizado em oficinas de audiovisual e privilegiou o olhar dos indígenas. Uma produção conjunta da UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa e UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul, por meio do Curso de Gestão em atividades criativas e culturais e está disponível para visualização no Youtube sob o nome: Documentário – Aldeia Yancã Ju.
Ainda participaram do seminário realizado na segunda-feira, dia 14, o cacique da aldeia Yancã Ju, Anildo Romeu, O procurador da república Osmar Veronese, o mestre em direito, Fabiano Prado de Brum e o assessor do Conselho de Missão entre Povos Indígenas – COMIN, Sandro Luckmann. A secretária de cultura de Santo Ângelo, Neuza Cavalheiro, deu início ao encontro, quando foi realizado um minuto de silêncio em homenagem ao patrono da Semana Cultural: O antigo telegrafista da rede ferroviária Jovenil Menezes, falecido no último sábado.

Aldeia Yancã Jú

A aldeia Yancã Ju reúne 34 famílias, que estão assentadas em 15ha. Porção de terra conquistadas em janeiro deste ano com o auxílio do Procuradoria da República, Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Federal. Neste espaço os indígenas buscam o resgate da cultura tradicional, bem como a dignidade e autoestima perdida com o processo de ocupação de terras pelos colonizadores. Veronese entende que o espaço da aldeia é um recurso para o exercício do modo de vida próprio do guarani e o resgate de um direito, outra questão discutida no seminário é a sustentabilidade econômica desses povos, pois somente com estes dois pilares mínimos será possível devolver as condições de pertencimento perdidas ao longo dos anos.

Neste artigo

Participe da conversa