A fé que encurta distâncias

Locais e memórias no feriado de finados

1715 0
Nataniel Siqueira em momento de reflexão junto a Cruz Missioneira localizada no Cemitério Pe. Roque Gonzales
Nataniel Siqueira em momento de reflexão junto a Cruz Missioneira localizada no Cemitério Pe. Roque Gonzales
Pórtico de entrada do Cemitério Municipal Padre Roque Gonzales
Pórtico de entrada do Cemitério Municipal Padre Roque Gonzales

Em Santo Ângelo conservamos dois cemitérios municipais. No centro da cidade, o Cemitério Municipal Sagrada Família e na ERS 218, no Bairro Piratini, o Cemitério Padre Roque Gonzales. Segundo os servidores da Secretaria de Obras estes dois cemitérios teriam aproximadamente 100 mil sepulturas. O Sagrada Família está com a capacidade esgotada e não há mais espaços a serem comercializados. São sepultados lá, somente membros de famílias que já têm um espaço adquirido no passado.
O Cemitério Municipal Roque Gonzales, localizado na Av. Sagrada Família, tem área aproximada de cinco mil metros e ainda possui capacidade de acolhimento. Quem administra o processo de venda dos terrenos é a Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de obras. Leandro Nunes Teixeira é responsável pelo setor e explica que a administração não vende terrenos com a intenção de realizar reserva, somente para pacientes em estado terminal ou com óbito consumado.
Com o propósito de atender a população com a venda de terrenos mantem plantão no Cemitério Roque Gonzales aos finais de semana e nos demais dias diretamente na secretaria de obras. O servidor público afirma que o valor do terreno é de 308,34, mas esclarece que neste valor não estão incluídos valores da construção da sepultura, cabendo a pessoa que adquire, o custo da obra de capelas ou ornamentação.
Desde sábado aumentou a frequência de pessoas nos cemitérios, que até esta quarta-feira, dia de finados, realizam a manutenção deste espaço cuidando da pintura, consertando revestimentos e cuidando da limpeza. Uma das tradições mais conservadas dos santo-angelenses é a ornamentação deste espaço com flores, tanto as naturais, quanto as artificiais. Neste dia 2 de novembro, as famílias dedicam o tempo para a meditação e oração, sendo que o a maioria realiza o trabalho de manutenção com antecedência.

Chuva e Sol
O volume de chuva previsto para esta quarta-feira, feriado de finados estará concentrada na madrugada. O amanhecer será nublado sujeito a pancadas de chuva. No entanto, haverá aberturas de sol, principalmente no período vespertino. Amanhã, quinta-feira em Santo Ângelo teremos céu claro, com predomínio de sol ao longo do dia e esta característica segue até o final de semana.

Temperaturas baixas
Volta a esfriar nesta quarta e quinta-feira. O auge do frio será amanhã quando na madrugada os termômetros poderão marcar 8 graus. Depois da chuva o temperatura cai. Nesta quarta a mínima prevista é de 12 e a máxima de 24 graus.
A partir de sábado o clima apresentará a característica de outono e os termômetros novamente poderão ultrapassar os 30 graus à tarde.

Encurtando distâncias pela fé

No Cemitério Roque Gonzales uma Cruz Missioneira serve de ponto de referência para a oração. Neste local os familiares de pessoas já falecidas acendem velas e realizam um momento de meditação. Nataniel Siqueira mora em Santo Ângelo e parte de seus familiares estão sepultados em Ijuí, na tarde de segunda-feira, dia 31, motivado pela simbologia da cruz orava e lembrava dos pais e irmãos, que não se encontram mais neste plano e nem mesmo sepultados nos cemitérios locais. Esta prática de fé serve para encurtar as distâncias por meio da fé e da simbologia religiosa.
Nataniel estava acompanhado da filha, Vânia Ferrazza. Ela fala com satisfação que a família Ferrazza adquiriu um terreno onde foi possível construir uma capela que servirá de acolhimento dos familiares. Recentemente construída, disse que ocorreu o furto de uma cortina, lembrando de um problema comum em cemitérios, que é o vandalismo.
No entanto, o guarda municipal de plantão, afirma que quatro colegas trabalham 24h por dia vigiando o espaço, concluindo que o problema de furto, embora ainda ocorra, diminuiu muito nos últimos tempos.

Neste artigo

Participe da conversa