Dengue mobiliza comunidade santo-angelense

931 0

O preocupante índice de suspeitas e de casos confirmados de dengue no município e região tem mobilizado a Câmara de Vereadores de Santo Ângelo. Durante sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, dia 13, diversos parlamentares discorreram sobre o tema e apresentaram pedidos de informações e requerimentos.

 

Inicialmente a vereadora Jacqueline Possebom (PDT) levou para apreciação em plenário, pedido de informações referente à efetivação do chamado “mutirão de limpeza”. Além de solicitar o cronograma de realização das atividades, a vereadora reiterou sobre a necessidade de que seja feito o recolhimento de móveis e demais utensílios descartados em terrenos baldios e logradouros.

Da mesma forma, o vereador Arlindo Diel (Democratas) apresentou pedido para que o Executivo Municipal informe quais medidas estão sendo adotadas para o combate à dengue. Além disso, o edil quer saber qual o número de agentes de endemias que estão circulando pela cidade e quantos carros do popular “fumacê” estão prestando serviço nas vias da cidade. Outro questionamento feito pelo vereador trata do preparo das equipes de saúde para a identificação e encaminhamento dos pacientes com suspeita de dengue.

 

CNEC

A partir desta semana, atividades serão realizadas por meio do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA), focadas não somente ao seu público interno, mas à comunidade santo-angelense.

Por meio dos seis cursos de graduação presenciais, serão realizadas palestras internas, a fim de alertar os acadêmicos para a gravidade da doença e os cuidados necessários para se reduzir o risco de focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da Dengue. A conversa se estenderá aos alunos do Colégio Cenecista Sepé Tiaraju, com o objetivo de transformá-los em agentes multiplicadores da campanha.

No dia 25 de abril, sábado, às 14h, alunos e professores organizarão uma caminhada, com saída na Praça do Brique. Materiais informativos serão distribuídos e também realizadas “provas do laço”, utilizadas para o pré diagnóstico dos casos de suspeita de Dengue.

A Instituição também está recolhendo materiais como plástico e latinhas, potenciais criadouros do mosquito.

 

Secretaria de Saúde

Já está funcionamento em Santo Ângelo, a Sala de Situação da Dengue. A implantação do espaço foi anunciada na última terça-feira, 7, durante reunião com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), da Secretaria de Saúde de Santo Ângelo e da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (12ª CRS).

Até o último dia 10, já estavam confirmados cinco casos de dengue em Santo Ângelo. A Sala de Situação da Dengue deverá servir de referência e reunir todas as informações referentes à situação da dengue em Santo Ângelo. Semanalmente deverão ser realizadas reuniões para definir as estratégias de enfrentamento e monitoramento da doença.

Nesses encontros serão discutidas as ações de Vigilância Ambiental, que estão relacionadas ao controle do Aedes Aegypti.

Neste artigo

Participe da conversa