Cavalgada do Cooperativismo

687 0

Dentro das comemorações pelo Ano Internacional das Cooperativas, o Sescoop/RS, com o apoio do Sicredi, lançou na última segunda-feira, dia 6, em Santo Ângelo/RS, no Salão Azul do Clube Gaúcho, a Cavalgada do Cooperativismo – Caminhos do Padre Theodor Amstad.

A Cavalgada tem por objetivo mostrar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e incentivar a intercooperação entre os diferentes ramos do cooperativismo, através do resgate da rota percorrida pelo Padre Theodor Amstad. Imigrante suíço, Amstad foi o responsável pela fundação da primeira cooperativa de crédito no Brasil, em 1902. Com duração de 22 dias, a Cavalgada passará por 17 municípios.

Comandada pelo cavaleiro Elton Saldanha (foto acima), os participantes da Cavalgada serão recepcionados com palestras e shows nas comunidades por onde passarem e também estarão em um documentário que acompanhará todo o percurso. “O documentário servirá de registro e fonte de pesquisa para quem buscar informações sobre a rota que o padre Theodor Amstad percorreu realizando suas atividades pastorais”, disse Vergílio Perius, presidente do Sistema Ocergs – Sescoop/RS. Nas comunidades onde ainda houver sinais da passagem do imigrante alemão serão plantados dois pinheiros em alusão ao símbolo do cooperativismo.

A Cavalgada

A Cavalgada sairá do município de Cerro Largo/RS no dia 6 de novembro e chegará em Porto Alegre no dia 28 de novembro. No dia 29, data em que ocorre o XV Seminário Estadual do Cooperativismo, haverá a entrega das bandeiras do Rio Grande do Sul, do Brasil e do Cooperativismo, para autoridades presentes do Seminário, que será realizado na PUC.

Ano Internacional

A Organização das Nações Unidas (ONU) chancelou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas – “Cooperativas constroem um mundo melhor”. A ideia, de acordo com o diretor geral da Aliança Cooperativa Internacional – ACI, Charles Gould, sintetiza o objetivo do cooperativismo mundial em contribuir para o desenvolvimento econômico e social das nações. Hoje, o setor cooperativo reúne 1 bilhão de pessoas em mais de 100 países, responde pela geração de mais de 100 milhões de empregos e está presente nos cinco continentes. Em 2010, as 300 maiores cooperativas do mundo tiveram uma movimentação econômica-financeira de U$$ 1,6 trilhão.

Neste artigo

Participe da conversa