Câmara concede título de cidadão honorário ao Padre Rosalvo Frey

904 0

Rosalvo Frey, Pároco da Catedral Angelopolitana, é o mais novo cidadão honorário do município de Santo Ângelo. A entrega do título aconteceu na segunda-feira, dia 28, durante solenidade realizada na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo.

 

Com o plenário lotado, a sessão solene teve início com a leitura de um trecho bíblico e com a execução do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, o proponente da homenagem, vereador Paulo Azeredo (PMDB), foi chamado a fazer uso da palavra em nome do Poder Legislativo Municipal.

 

Homenagem

A trajetória religiosa, assim como as experiências de vida e os exemplos de compaixão, amizade e caráter nortearam boa parte do discurso proferido por Azeredo, que fez questão de destacar a dedicação empenhada no trabalho realizado junto aos fiéis, não só católicos, mas com cristãos de diferentes denominações religiosas.

 

Agradecimento

Gentil e muito modesto, Rosalvo agradeceu a homenagem sobressaindo a generosidade de famílias, amigos, entidades como 1ºBCom, Brigada Militar e Hospital Santo Ângelo, assim como o apoio de toda a comunidade que colabora para o desenvolvimento das ações religiosas e sociais.

Durante seu pronunciamento lembrou os ensinamentos de sua mãe e destacou o seu lema: “Faça-se de mim segundo a tua palavra”. Igualmente, fez menção a influência de Dom Estanislau em sua trajetória e, ainda, o carinho e apoio dos colegas padres e de todas aquelas que trabalharam e trabalham na Casa do Centro Pastoral.

Ao concluir, Padre Rosalvo lembrou alguns dos momentos marcantes de sua estadia em Santo Ângelo. As celebrações ligadas à tragédia da Boate Kiss, foram, segundo o pároco, os momentos mais dolorosos que viveu na Capital das Missões. Por fim, reiterou seu agradecimento afirmando: “Não será fácil sair de Santo Ângelo, mas sou grato a Deus por ter tido esse privilégio e neste momento posso dizer que me sinto renascido. Muito obrigada a todos”, finalizou.

 

Padre Rosalvo Frey

Natural da localidade de São Bonifácio, interior de Cândido Godói, Padre Rosalvo, aos 11 anos, ingressou no seminário São José, na cidade de Cerro Largo. Mudou-se para o Seminário Adolfo Gallas, em Santo Cristo, onde fez o propedêutico. No Seminário Maior, em Viamão, cursou Filosofia e Teologia.

Ordenado, sua primeira missão foi a de padre auxiliar da Catedral que envolvia as comunidades de Eugênio de Castro, São Miguel, Entre-Ijuís e Vitória das Missões. Foi o fundador da comunidade de Eugênio de Castro, sendo o primeiro pároco daquela localidade. Atendeu também as comunidades de Três de Maio, Santo Cristo, Santa Rosa e Giruá, onde permaneceu por oito anos.

Em maio de 2003, assumiu a Paróquia da Catedral, onde, desde então, passou a desenvolver diversos projetos, revigorando as 14 comunidades de Santo Ângelo. Criou, também, a 15ª comunidade, denominada de Santa Tereza Verzeri.

Foi, igualmente, um dos principais membros da equipe de restauração da Catedral Angelopolitana, reinaugurada em outubro de 2008, dentro dos festejos do Anjo da Guarda, e que hoje alimenta o turismo da nossa cidade.

 

Neste artigo

Participe da conversa