APAE: Renovação e referência

952 0

Verba no valor de R$ 100 mil reais vai alavancar o projeto de reforma e adaptação de um prédio adquirido há cerca de um ano pela APAE de Santo Ângelo. O recurso foi obtido por meio de uma emenda parlamentar do deputado Onyx Lorenzoni, destinada para a entidade a pedido do ex-vereador Fernando Diel e o Vereador Arlindo Diel. A notícia foi dada à direção da entidade na manhã de quarta-feira, momento em que um encontro no gabinete do Prefeito Luiz Valdir Andres celebrou a entrega do documento para que a verba seja liberada através da Secretaria de Planejamento da Prefeitura.

 

A gerente Administrativa da APAE Janira do Conto Mânica, disse que foi uma surpresa para a direção da entidade. “Estávamos com o projeto na forma, vamos realizar a reforma de adaptação com acessibilidade especial em um prédio adquirido há cerca de um ano ao lado da APAE” disse Janira. A intensão da direção da entidade é qualificar os espaços destinados aos setores de Audiologia, Eletroencefalografia e de Captação de Recursos que possui uma estação de tele serviços.

Estes setores que, após a reforma, funcionarão em instalações novas cumprem a função de dar sustentabilidade financeira para a entidade. Visto que, são prestados para a comunidade que paga pelo trabalho especializado da instituição e, deste modo, contribui com a manutenção da APAE – Santo Ângelo. Em suma, é possível afirmar que funciona como uma clínica sem restrição de público onde é feito este tipo de atendimento. Desde o ano 2000 a APAE instituiu uma meta de atuar para adquirir a sustentabilidade financeira e estes serviços fazem parte deste projeto.

Além disso, na APAE são acolhidas cerca de 300 pessoas portadoras de deficiência intelectual e múltipla, atende a população de Santo Ângelo, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Vitória das Missões e Sete de Setembro. Na escola frequentam diariamente 206 pessoas, que estão recebendo todo o suporte educacional com foco na inclusão social através do mercado de trabalho. No projeto pedagógico são trabalhadas habilidades básicas e de gestão para a socialização através das cotas oferecidas por empresas locais.

A APAE atualmente tem 20 alunos inseridos no mercado de trabalho, o convênio com a Alibem, Senai, Maxxi Atacado, Nacional e Pompéia permite a inclusão profissional e socialização de seus alunos. Segundo a Coordenadora Pedagógica Ângela Colla de Almeida, o currículo pedagógico visa desenvolver habilidades básicas e de gestão para o mercado de trabalho e afirma que a colocação profissional é um ótimo estímulo para elevar a autoestima e colaborar com o senso de identidade pessoal.

A instituição mantém ainda, a sala de recursos multifuncionais onde é oferecido Atendimento Educacional Especializado conhecido pela sigla AEE. Dispõe de um quadro de profissionais qualificados para este tipo de atendimento e consegue estender o serviço as redes de escolas particulares e estaduais, colaborando também com a sustentabilidade da organização.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos feita com programa pedagógico específico e executado por profissionais com qualificação especializada fazem da instituição uma referência regional no atendimento à pessoas portadoras de deficiência intelectual e múltipla. O atendimento é integral, abrange as famílias, é possível destacar o apoio odontológico, psicológico, fisioterapêutico, fonoaudiológico, a terapia ocupacional, além de uma série de atividades de integração, educação e socialização.

 

Setor de Eletroencefalografia

O eletroencefalograma (EEG) ou eletroencefalografia: Exame que permite o estudo do registro gráfico das correntes elétricas espontâneas desenvolvidas no cérebro, através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica ou até mesmo dentro da substância encefálica.

 

Setor de Audiologia

Audiometria: Mede a capacidade de audição através de testes com o espectro de frequências.

Impedanciometria: Mede a integridade do sistema tímpano-ossicular e do reflexo estapédio).

PEATE – Potencial Auditivo de Tronco Encefálico: É um método objetivo e não-invasivo de avaliação das vias auditivas, que detecta a atividade elétrica desde a orelha interna até o colículo inferior tem o objetivo de avaliar as vias auditivas em pacientes normo-ouvintes e comparar diferenças de acordo com sexo, idade e lado da orelha (direita e esquerda). Desenho do estudo: Estudo retrospectivo horizontal.

Neste artigo

Participe da conversa