A primeira e mais antiga aeronave da frota do Aeroclube de Santo Ângelo foi recuperada e está pronta para voos. Além de resgatar a história da entidade o PP-RRY, fabricado no ano de 1945, segue proporcionando a melhor experiência sensorial para os pilotos em aprendizado. A entidade foi criada no ano de 1942 junto com 700 aeroclubes em todo o Brasil. Restam ativos apenas 110 em território nacional e a comunidade regional tem o privilégio de fazer parte deste contexto.
Entidade de Utilidade Pública Federal
O aeroclube é reconhecido como uma instituição de Utilidade Pública Federal e tem a missão de fomentar a cultura da aviação por meio da prática e do ensino da pilotagem de aeronaves, bem como, em atividades de lazer e prestação de serviços possíveis por esta modalidade de transporte. O Aeroclube de Santo Ângelo possui sete aeronaves e desde 2011 está homologado para ministrar os cursos teóricos e práticos de voo por instrumento. Possui hangar próprio onde os aviões ficam abrigados e nos finais de semana recebe a visitação da comunidade, além de realizar voos panorâmicos.
Ferramenta de aprendizado
Mesmo possuindo aeronaves mais modernas que inclusive permitem voos por instrumento, o PP-RRY continua como ferramenta de aprendizagem, pois é uma aeronave que proporciona ao piloto uma experiência sensorial, no qual, só pode operar com visão adequada e sem instrumentos de voo, além disso, características como a velocidade e limitação de instrumentos permitem que o piloto tenha que desenvolver a sensibilidade para perceber o desempenho da máquina nas decolagens, pousos e voos propriamente ditos.
Estrutura do Aeroclube
O Aeroclube de Santo Ângelo tem duas sedes operacionais: Junto ao Aeroporto Sepé Tiaraju em Santo Ângelo e outra sede operacional em Santa Rosa no Aeroporto Luiz Alberto Lehr. Além disso, possui uma sede social no centro de Santo Ângelo, onde são ministradas as aulas teóricas dos cursos de Piloto Privado, Curso de Piloto Comercial, Curso de Voo por instrumento e Curso de Instrutor de Voo. Na sede social os aprendizes contam com o simulador de voo AATD. Segundo Paulo Barcelos Dalla Porta, presidente da entidade, antes das obras de reforma da pista do aeroporto o aeroclube estava ministrando curso para aproximadamente 100 alunos, afirmou o presidente.
Voos por instrumento aguardam liberação do Comando da Aeronáutica
Com as novas dimensões da Pista de pousos e decolagens do aeroporto regional de Santo Ângelo o aeroclube aguarda a liberação da operação de voos por instrumento. Dalla Porta tem a expectativa que o Comando da Aeronáutica autorize a operação, tendo em vista que, a estação de rádio do aeroporto foi mantida por particulares e compõe a estrutura necessária para a comunicação do piloto com a base e a possível pilotagem nestas condições, afirmou o presidente.
Visitação para promover a cultura do transporte aéreo
Alunos do 4º ano do Colégio Sepé Tiaraju realizaram uma visita de estudos no Aeroclube de Santo Ângelo na última quarta-feira, dia 13. As crianças acompanhadas de professores foram recepcionadas pelo instrutor de voo Lucas Fitz que explicou as características das aeronaves e como são realizados os voos na região de Santo Ângelo.
Durante a visita puderam observar um pouso de aeronave e aproveitaram para tirar dúvidas sobre este tipo de transporte. Possuímos aviões? Quais os destinos que eles seguem? A atividade estava prevista no projeto pedagógico desenvolvido pela professora Cristiane Machado que aborda a “Evolução dos meios de locomoção”. Além das informações, os alunos tiveram contato direto com os veículos e inclusive puderam conhecer o interior de um avião.
Dalla Porta reafirmou que o aeroclube está aberto para a visitação da comunidade e desde que o aeroporto voltou a operar, a entidade está recebendo intenso movimento aos finais de semana. Além disso, está com inscrições abertas para cursos de pilotagem.