A doce e saborosa primavera

801 0

A primavera traz em seus ares a alegria de uma das mais belas estações do ano. Além do florescimento da flora, a fauna ganha destaque durante este período do ano. Na Capital das Missões o que chama à atenção de crianças e adultos são as deliciosas amoras. As amoras-silvestres são o fruto (pseudobaga) de arbustos (amoreira-silvestre) do género Rubus, vulgarmente designados como silvas, da família das rosáceas. As plantas crescem até três metros. Os frutos são usados para a composição de sobremesas, compotas, e por vezes vinho. São muitos os tipos do que é vulgarmente designado como “amora” – incluindo muitas cultivares híbridas, com mais de duas espécies ancestrais.
Em frente à maior casa de saúde da região das Missões, o Hospital Santo Ângelo (HSA), um pé de Amoras encanta aos transeuntes com seus frutos de cor arroxeados, que de tão maduros caem aos quilos no solo. Como naquela localidade o fluxo de veículos e pessoas é intenso, poucos percebem este lindo quadro que a natureza teima em pintar a cada ano.
O mesmo não ocorre no trevo de acesso à URI, onde o espetáculo das amoras são contemplados e apreciados pelos jovens e crianças que por ali passam. Em um destes bonitos flagrantes cotidianos, nossa equipe de reportagem registrou um menino com uniforme escolar recolhendo os suculentos frutos e deles se deliciando. Uma bonita imagem que só a primavera consegue nos presentear.

 

Neste artigo

Participe da conversa