Santo Ângelo desenvolve projeto de dança circular

Programa implantado pela Secretaria Municipal de Saúde tem como objetivo, gerar o sentimento de união em grupo e o espírito comunitário através da dança

2534 0

DançaA Secretaria Municipal de Saúde implantou em Santo Ângelo, por meio das Práticas Integrativas Complementares do SUS -, as Danças Circulares.
O principal objetivo da dança é gerar o sentimento de união em grupo e o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos dançam de mãos dadas, e assim, acabam apoiando e auxiliando a pessoa que está ao seu lado. A dinâmica para aprender a dança é simples, inicia com o ensinamento do passo, após isso, ele é treinado em roda e por último se dança com a música. Aos poucos, a pessoa começa liberar a mente, o coração, corpo e espírito. A responsável pelo programa no município é a enfermeira Cristiane Forgiarini, e conta com o apoio da técnica em enfermagem Leonice Stroshom na realização das aulas.
“As pessoas que participam das rodas de danças circulares recebem uma nova experiência com as músicas, gestos e ritmos. Ao dançarmos juntos nos aproximamos, estimulamos o respeito, aceitação e honramos as diversidades”, explica a enfermeira Cristiane. O núcleo do Bairro Ditz possui cerca de quinze participantes e uma delas é Noeli Sponchiado, de 73 anos que participa desde 2017. “É muito bom participar, faz bem para a cabeça e o corpo, depois da dança saio mais leve”, declara.
A dança é indicada para todas as pessoas independente da idade ou da dificuldade de locomoção, pois, existe uma modalidade realizada com cadeiras para aqueles que possuem dificuldade locomotiva. Para participar das danças em Santo Ângelo é preciso ir até algum dos núcleos e realizar sua inscrição na hora, esta é uma atividade gratuita oferecida pela Secretaria de Saúde e pelo SUS.

NÚCLEOS E HORÁRIOS

Segunda-Feira
Núcleo Comunitário- Bairro Nova – 14h30min às 15h30min (atividade quinzenal)
Núcleo Comunitário- Bairro João Goulart – 14h30min às 15h30min (atividade quinzenal)
Núcleo Comunitário-Bairro Olavo Reis – 16 às 17 horas
Salão Paroquial- Bairro Aliança – 17h30min às 18h30min
Terça-Feira
Ginásio da Escola- Indubras – 14h30min às 15h30min
Salão Paroquial- Bairro Cristal – 16 às 17 horas
Salão Paroquial- Bairro Dido – 17h30min às 18h30min
Quinta-Feira
Salão Paroquial -Bairro Ditz – 14h30min às 15h30min
Salão Paroquial do Bairro Subuski – 16 às 17 horas

Neste artigo

Participe da conversa