Cenas para o longa Metragem, “A Cabeça de Gumercindo Saraiva”, foram gravadas no Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo, na última segunda-feira, dia 13. As filmagens iniciaram no dia 16 de outubro em São Chico e estão sendo gravadas em todo o estado.
O filme retrata uma história que acontece no final de revolução federalista de 1893, quando o filho de Gumercindo Saraiva, capitão Francisco Saraiva e um grupo de cinco cavaleiros buscam resgatar a cabeça do pai, levada à capital pelo major paulista Ramiro Oliveira e dois ajudantes. Na história rio-grandense, o maragato Gumercindo, teve a cabeça cortada pelos legalistas e enviada ao governador Júlio de Castilhos.
Mito e lenda na imaginação popular gaúcha, A Cabeça de Gumercindo Saraiva narra a trajetória de perseguição entre os dois grupos, cruzando o Rio Grande desde São Miguel das Missões, passando por São Francisco de Paula, Canela, cânions dos aparados até chegar em Porto Alegre. A Produção é de Walper Ruas Produções, com roteiro e direção de Tabajara Ruas, produção executiva e montagem de Ligia Walper.