Um encontro reúne ex-alunos da primeira turma formada em direito na região das Missões, eles foram pioneiros ao ingressarem na antiga Fadisa, atual Faculdade CNEC Santo Ângelo em 1961, além do pioneirismo na área jurídica, também foram egressos da primeira turma de ensino superior em uma instituição genuinamente de santo-angelense. Neste sábado, às 10h, estas personalidades inspiradoras participam de uma cerimônia ecumênica seguida de homenagens no Auditório Vermelho da Faculdade CNEC.
O grupo já está reduzido, afirma Nadir Muniz, “muitos não podem vir por questões de saúde” ela pertence a comissão organizadora do evento e conta que conseguiu contato com 18 ex-colegas. Foram convidados ainda filhos de professores, autoridades e inclusive o Professor Pedro Osório, que foi um dos mestres da turma, hoje está com 92 anos de idade e mora em Santo Ângelo.
A primeira turma de Direito da CNEC colou grau no dia 22 de março de 1968. A comissão organizadora é formada pelos seguintes egressos: Nadir Neves Muniz, Danilo José Schneider, Maria Cecília Medeiros de Farias Kother, Maria Zulmira Machado dos Santos e Flávio José Caliari.
Na época a Fadisa – Faculdade de Direito de Santo Ângelo – ofertava um curso que era referência para a macro-região, recebia alunos de cidades como: Santo Ângelo, Santa Rosa, Cruz Alta, São Borja, Santiago, Ijuí etc.
Danilo José Schneider afirma que os alunos formados naquele tempo foram muito atuantes na política, na área jurídica, inclusive com influência na política do Estado. Schneider ao lado dos colegas faz um exercício mental e recorda os professores que ainda estão vivos. Em visita ao Mensageiro lembrou do Professor de direito do trabalho – Dr. Ronaldo José Lopes Leal, professor – Aramy Viterbo Santolin e Professor Pedro Osório.