Enfim, o transformador chegou a Subestação

A operação de transporte de um equipamento de 149,5 toneladas foi concluído na manhã de segunda-feira, dia 21. O transformador foi entregue na unidade da Eletrobras em Santo...

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transformador-eletrobras-7Dia 21 de novembro
O transformador da Eletrobras chegou na subestação de Santo Ângelo. Nesta segunda-feira, dia 21 o último trecho do transporte, compreendido entre o trevo de acesso ao Distrito de Buriti e a Subestação da Eletrobras foi concluído. Utilizou-se uma plataforma com 12 eixos, visivelmente menor que o sistema adotado no projeto anterior, que cruzou a ponte do Rio Ijuí.

Dia 17 de novembro
No dia 17 o transporte concluiu o trecho da ERS 344. Neste deslocamento, além das equipes da Megatranz, houve a mobilização da Polícia Rodoviária Estadual, da Companhia Elétrica e da Telefonia, a maior curiosidade ficou por conta do tipo de gôndola usada para cruzar a ponte que divide Santo Ângelo de Entre-Ijuís composta por 24 linhas de eixo 8×8 com 192 pneus. Este equipamento de transporte, segundo informações da Megatranz tem a capacidade de deslocar cargas de até 500 toneladas. O transformador em questão possui 149,5 toneladas, no entanto todo o equipamento de transporte totalizaria 240 toneladas.

Dia 13 de novembro
No dia 14 o transformador já havia contornado a Cruz Missioneira e estava aguardando autorização para o deslocamento pela ERS 344. O registro fotográfico foi realizado em Frente as Sementes Lazarotto.

Última semana de Março 2016
O equipamento já havia partido de Santo Ângelo no mês de março. Da subestação da Eletrobrás seguiu para a WEG S.A de Blumenau, Santa Catarina. Na última semana de março iniciou-se a operação. Para que o transformador fosse colocado na plataforma, foi suspenso com o auxílio de macacos hidráulicos, o veículo de transporte também possui uma suspensão hidráulica que baixa e fica rente ao solo para facilitar a acomodação das cargas especiais que transporta.
Um projeto de engenharia de transporte foi elaborado antes do início da operação, necessário para que não haja acidentes no deslocamento e foi necessária a obtenção da autorização de tráfego no território nacional. Neste projeto engenheiros fazem o estudo de pontes, traçado das rodovias e escolhem o melhor itinerário para concluir a operação com êxito. A tração do veículo é realizada por três motores, dois deles operacionalizados por motoristas trabalhando em sintonia no uso de marchas e velocidade de dois veículos em linha, além disso um motor auxiliar é acionado quando a rodovia apresentar aclive.

O destino
O equipamento foi consertado na WEG, uma empresa multinacional brasileira que está entre as maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, atua nas áreas de comando e proteção, variação de velocidade, automação de processos industriais, geração e distribuição de energia e tintas e vernizes industriais, entre outros produtos.

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