“Cobrança pela disponibilidade”

Não usar a rede de esgoto que passa em frente de casa vai encarecer a conta de água

1651 0

Corsan - 02

A Corsan lançou para as Missões uma campanha de incentivo ao uso do sistema de esgotamento sanitário. No auditório do Ministério Público de Santo Ângelo na sexta-feira, dia 11, foi anunciado para prefeitos e autoridades regionais detalhes sobre a “Cobrança pela disponibilidade”. Proprietários de imóveis localizados onde existe rede disponível serão notificados para realizar a ligação em até 120 dias. No termino deste prazo, mesmo que o usuário não se ligue a rede, terá que pagar a conta. Por outro lado, o proprietário que agilizar o processo ganha desconto que pode chegar até 50% sobre a tarifa, que não será fixa, mas sim, aferida com referência no consumo de água.
A Cobrança pela Disponibilidade é uma novidade e considerado um mecanismo inédito no Rio Grande do Sul. Participaram do lançamento os prefeitos de Ijuí, Santa Rosa, Cruz Alta e Santo Ângelo, deputados e demais autoridades regionais.
Até o ano de 2020, 50% das residências deverá estar ligada no sistema de esgoto, esta é uma meta estabelecida em um plano de saneamento para o município de Santo Ângelo. A Corsan já inaugurou obras de implantação no Centro Sul e continua trabalhando em obras nos Bairros Emília, Harmonia, Menges e, em breve, inicia o processo para ampliar a rede no Bairro Pilau.
No entanto, 2976 residências que poderiam enviar o esgoto sanitário para a estação de tratamento por meio da rede, não fazem. Estes proprietários são o alvo principal da campanha e, caso não façam a ligação, serão onerados em sua conta, pois além da cobrança da taxa baseada no consumo de água, pagará mais caro por este serviço.
O diretor presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, participou do encontro em Santo Ângelo e reafirmou varias vezes durante sua fala, a fundamental parceria com o Ministério Público que viabilizou meios legais para a possibilidade da Cobrança pela Disponibilidade.
Além de propaganda publicitária, a Corsan, Promotoria Pública e Secretaria do Meio Ambiente realizarão reuniões focais com a população envolvida para esclarecimentos e diretrizes, são ações efetivas para que o município avance no tratamento do esgoto sanitário, disse o Secretário de Meio Ambiente, Francisco Medeiros que também esteve no lançamento da campanha de incentivo às ligações de esgoto.
Além disso, a Corsan lançou um chamamento público para homologar prestadores de serviço que pretendem realizar a instalação dos canos das residências até a calçada. Com este chamamento pretende-se formar um banco de dados, com o qual, a companhia poderá indicar prestadores de serviço que tecnicamente estão orientados para realizar este tipo de obra, no entanto, o usuário tem a liberdade de realizar com um construtor de sua preferência.

 

Neste artigo

Participe da conversa