Veículos não motorizados, não tracionados, que funcionem apenas com a força da gravidade e que, ainda tenham, dirigibilidade e freio eficiente fazem parte da II Mostra das Engenhocas. O evento é promovido pelo curso de engenharia mecânica da URI e será realizado neste domingo, dia 13, no campus da Universidade. A II Mostra das Engenhocas inicia às 9h30min, na pista de atletismo da URI Santo Ângelo. O evento é aberto para a comunidade, com entrada franca.
O desafio foi lançado para os alunos do 1º semestre, pelo professor Flávio Kieckow, que ministra a disciplina de Introdução à Engenharia. Os protótipos descem uma lombada de 200 metros. Nesse percurso, os jurados avaliam quesitos como criatividade, design, sustentabilidade, conforto, acabamento, direção, sistemas de freio e segurança, havendo premiação para os três primeiros colocados.
Os jurados são egressos do curso, que atuam em empresas da região nas áreas de projeto e fabricação, empresários patrocinadores do projeto URIBAJA, bem como, alunos e o coordenador do projeto URIBAJA, Elias Ferst.
O professor Flávio, que coordena o evento, afirma que “é uma oportunidade de reforçar os conhecimentos aprendidos em sala de aula e integrar os alunos calouros aos que já têm mais experiência no curso”. Os alunos foram divididos em equipes, para os integrantes da equipe Mercury, composta pelos acadêmicos Viviane Gurka, Carol Ataíde e Matheus Bratz Taube foi um “desafio e tanto”, em pouco mais de um mês, realizaram pesquisas, buscaram patrocínio, mudaram a ideia inicial, mas conseguiram construir o veículo que vai para a competição no domingo.
O projeto dos alunos buscou usar materiais reciclados e peças conseguidas com os patrocinadores, Oceano Bike e Metalurgica Dirck.