A cadeia produtiva do leite estará em pauta nesta semana

693 0

Um encontro para discutir o futuro da bacia leiteira, assim como alternativas para as famílias que foram excluídas desta atividade, ocorre na próxima sexta-feira, dia 11, em Cerro Largo. São esperados representantes de 26 municípios das Missões, no evento promovido pelo Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Associação dos Municípios das Missões (AMM), Regional Sindical Missões I e II e Arranjo Produtivo Local (APL) – Agroindústria Familiar.

 

A abertura do evento, na sede da Associação dos Municípios das Missões, está prevista para as 9h. Na sequência, haverá painel com apresentação da situação da cadeia produtiva do leite na região, conduzido pelo gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar José Vanderlei Waschburger. Em seguida, as lideranças participam de debate e encaminhamento de ações municipais. De acordo com o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Luiz Nelmo de Menezes Vargas, são aguardados prefeitos, secretários municipais da Agricultura e da Fazenda, chefes de escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, presidentes de Conselhos Agropecuários, bem como representantes de instituições de ensino, cooperativas, sindicato dos trabalhadores rurais e imprensa.

A reunião de trabalho é motivada pelo cenário em que, segundo levantamento da Emater/RS-Ascar, apenas nos 26 municípios de abrangência da AMM são produzidos mensalmente em torno de 18 milhões litros de leite, por mais de 10 mil produtores. Isso significa aproximados R$ 16,5 milhões que giram por mês nos municípios. Por outro lado, desde dezembro de 2014, mais de três mil famílias foram excluídas da atividade, gerando impacto social e econômico.

Neste artigo

Participe da conversa